Saturday, February 04, 2012

"Jose e Pilar"

E talvez um dos mais belos, fotografados decumentarios feitos em relacao a um artista e a sua vida e obra, no seu lado mais privado e humano. Decumentario como arte, poesia e voz assim e o decumentario "Jose e Pilar", sem duvida um decumentario que acho que merece ser visto mais que uma vez, pela forma honesta como mostra a intimidade de um artista que muitos so conhecem pelas suas polemicas e controversos romances e fortes conviccoes.

Mas Saramago nao deixa de ser um autor importante no panorama cultural e social Europeu e portugues, mesmo depois de ter falecido a 2 anos. Neste decumentario vemos o seu processo criativo durante  a escrita de "Viagem de Elefante", a adoracao dos seus leitores e sente se tambem o absurdo da adoracao mediatica em relacao a Saramago e dos seus anonimos leitores. Esta tao bem feito, parece me que e nos permitido ver como pensa e sente Saramago em relacao a sua responsabilidade social de escritor, que nos ja sabiamos, e a criacao da Fundacao Saramago http://www.josesaramago.org/ .

E um decomentario que reflecte o privado de Saramago e Pilar del Rio e o lado mais politico e as suas viagens pelo mundo na divulgacao literaria, mas o tempo nao perdoa e e nos dado a ver um lado mais fragil de Saramago, sem nunca perder a oportunidade de "inquietar" as mentes e os espiritos. Nao e um decumentario triste devido a sentir se e presenciar se tantos momentos ricos de honesto humor e constante afecto e amor entre Pilar e Saramago.

Saramago e um escritor de importancia e valor intemporal, nao apenas devido aos seus mais modestos inicios na Azinhada, e existe ai uma licao e inspiracao para o povo portugues, mas porque pelas suas ideas e obras criou e exprimiu algo universal na condicao humana, por mais pessimista que possa parecer. Portugal nunca sobe que fazer com Saramago, nos somos um povo de concervadores habitos, sociais e pessoais, que pouco questiona e ainda menos se indigna, logo quando Saramago deu voz a sua indiganacao tanto em relacao a religiao como a politica, a unica coisa que Portugal e os portugueses fizeram, e sabem fazer bem, foi ficar chocado, nada mais.



Este escritor que nasceu entre nos, Saramago, talvez seja um "profeta" porque foram as questoes que ele levantou e quetionou que indicam o caminho para um "outro Portugal" e mesmo um "Outro Mundo". Claro que muitos ligam esta nessecidade de mudanca as suas ideas comunistas, mas a vontade de mudar e melhorar a sociedade e o Mundo e de todos, independentemente da cor politica ou devocao religiosa, e apontar o dedo as suas ideias politicas, nao passa de uma ma desculpa, parece-me, ao nosso medo de mudanca tao normal em Portugal.

Viver era para Saramago "ter estado e ja nao estar" quando a morte vem, sendo a vida aquilo que ela e, como e. Saramago era muito mais que pensamos, porque se analizarmos com atencao repararmos que ha nele uma filosofia Existencialista, do aqui e agora, da vida como algo em criacao que esta nas nossas maos  e que Deus esta totalmente ausente, e acho que alguem deviria explorar esta outra faceta de Saramago mais profetica e filosofica.

Precisamos de mais Saramagos, de mais gente que de voz ao que sente e ao que pensa e o fassa tanto na arte, ou em que area for. Mas voltanto ao decumentario, acho o sem sombra de duvida uma obra de arte pela sua profundidade, humanidade, poesia e hoestidade que mostra desde grande escritor e da sua musa, guia e amor, Pilar de Rio.

Aqui vos deixo o link para "Jose e Pilar" que pode ser visto de graca e divido em partes no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=NM-I9PCv2KQ&feature=related

No comments: