Thursday, February 28, 2013

"Grandola Vila Morena" no Portugal Actual



       O Portugal de hoje em dia e bem diferentes dos sonhos e ambicoes de Abril, baseado nas noticias e nas conversas que tenho com amigos assim me parece Portugal, onde a unica "ditadura" e a da austeridade, diminuiacao dos direitos sociais, aumento da pobresa onde grande parte da populacao conta os centavos para chegar ao fim do mes, aumento do desemprego e poder de compra.

   O Povo sofre e aguenta enquanto o sistema falha, escolas fecham, professores vao para o desemprego, medicos sao pagos salarios de miseria por trabalho que lhe levou anos de estudo, faltam medicamentos, e em tudo o Governo corta para diminuir o defice. Em nome do defice torna se Portugal escrevo do FMI, nessecarios dizem os politicos, mas o FMI parece cego as dores dos portugueses e de todos que lhes pedem ajuda, nunca este tipo de "bondade" financeira foi tao amarga para quem dela precisa!!
        Se o erro do astear a bandeira ao contrario foi um momento que se mostrou simbolicamente o estado da politica portguesa, agora chegou a vez do povo dar voz a sua dor e sacrificio. E foi em "grandula vila morena" que encontrou uma forma de dar a conhecer o que sentem, o que se seguira Portugal? uma revolucao? digo o nao sarcasticamente, mas com toda a honestidade, pois a acho precisa e nessecaria, no entanto essa revolucao antes de ser levada para as ruas tera de comecar dentro de cada um, pois todos nos individualmente temos responsabilidade no pais que Portugal se tornou.
          O Povo nao aguenta mais e ate a nivel politico e partidario ha crises, lutas pelo poder e jogos de bastidores, mais ao centro do que nos partidos extremos, se os do centro sempre governaram claro que sao eles que vao querer voltar a governar e tudo se faz para ficar por cima a qualquer custo e pouco a pouco este darwinismo politico vao fazendo as suas vitimas. Como pode haver esperanca num pais assim? e o futuro, onde esta? ja nao ha "mesias", Cavaco parecia para muitos ser um, mas muitos se queixam do seu silencio institucional e de falta de timing no que diz. 
          E se o "grande" Cavaco que gastou milhoes quando era primeiro ministro em auto estradas e estagios, esse devia vir de algum lado, dos impostos? eu nao sei muito de economia, mas acho que vinha da uniao europeia, que se gastou dinheiro como se ele viece se uma fonte, alguem tera que pagar esse emprestimo nao? logo este "salvador" nao seja assim tao "messianico" afinal de contas. Mas novamente nenhum politico portugues merece tal nomeacao, pois todos tem, seja pelos seus intereses extra politicos e profissionais, alguns esqueletos no armario que e melhor manter esquecido e trancado, nao e propriamente um pais de "santos" politicos!!
         Assim e o Portugal de hoje em dia, em que cada vez mais os portgueses confiam menos nos politicos, as elites usam o que podem para enriquecer nas costas do povo, e o povo faz o que pode para sobreviver, crime incluido, porque ha varias formas de crime em portugal, so que sao sempre os pobres e o povo que vai sempre parar as prisoes enquanto os que podem, enriquecem as escondidas, muitos diram que nao minto ;). E neste estado nacional, cultural e social ter esperanca e a maior riqueza de todas e e atravez do "grandula morena" que se tenta trazer para o presente sonhos nacionais que se faltam cumprir....mais que cantar, falta agir!!!

No comments: