Wednesday, February 20, 2013

CEGUEIRA.....

             Alguma vez se imaginou cego? como e ser cego? acordar nao vendo nada, so vendo o mundo atravez de sons e cheiros. Conhecendo os outros atravez dos pequenos sinais que nos nunca reconhecemos conscientemente, como tons de voz ou formas de falar. Bem sei que nos nao temos tempo para pensar nas doencas dos outros, com as nossas sabe deus, mas hoje ao vir no skytrain reparei na presenca de um cego e pensei como e viver com essa dificuldade, porque sera que nos tememos sentir aquilo que os outros sentem? nao terao os cegos, surdos e mudos muito para nos ensinar, nos que nos tanto achamos normais??!!
            Vivemos no mundo em que se foca no sucesso, na beleza e nas demonstracoes de poder, no entanto nesse mesmo mundo em que todos nos vivemos existem outros mundos mais desconhecidos, daqueles que vivem limitados fisicamente, e muitas vezes intelectualmente em relacao ao mundo. Muitos dirao, e a vida, pois e, pode ate ser a vida, mas sabe como e viver nessa? como se ve o mundo naquela perspectiva?
             Pergunto me se havera alguem que dara voz a aos que nao tem voz, ha literatura dos cegos ou musica dos mudos? porque parece me vital todos sabermos como e viver nessa condicao, nao basta termos a nossa de "coitadinhos" essa falsa bondade nao chega, e algo superficial que nao leva a lado algum, e preciso sentirmos o que eles sentem e vermos como eles veem, so assim a nossa bondade sera factual!!
         Como sera que eles nos veem? o que acharam de nos que temos todos os sentidos e tantas vezes ate abusamos deles? numa cultura da imagem que pensaram os cegos da nossa super valorizacao do que e visto? acredito que conceitos de ricos e pobres, feio ou bonito serao conceitos also relativos para os cegos. E os surdos, que valor tem o som quando o mundo nao tem som? ou se e mudo e nao se consegue exprimir ideias verbalmente? ai a arte e expressao tem um valor de enorme valor..sera que eles nao tem muito para nos dizer? aposto que sim!!
        Mas nos os "normais" preferimos ignorar, esquece los como se eles reflecticem aquilo que nao queremos ver em nos, os nossos limites. Mas num mundo onde se e cego ter arrogancia de superioridade baseada nos sentidos dos "normais" seja algo que valha apena, ate essa mesma atitude e sinal de fraquesa e eles que tem menos de nos, visao ou audicao, sabem bem as mascaras que usamos, nao saberao?
        Logo ser "limitado" nao conseguindo ouvir, falar ou escutar, o mundo nao ficara maos claro, mais aberto? tudo nao se mostrara tanto mais obvio que para todos nos parece tao complexo? tantas questoes que eles levantam, logo por isso eles precisam de voz de expressao de nos mostrarem como somos para eles...Claro que somos de nao gostar o que eles nos mostram de nos "normais", mas e assim que eles nos veem e sentem, e nao e culpa deles, e nossa, porque somos nos e muitos de nos que na nossa arrogancia de "normalidade" pensamos ser e saber mais, mas talvez isso seja uma perspectiva algo limitade..basta darmos voz a quem nao a tem para descobrirmos e sabermos a Verdade, numa outra forma de Se Ser Humano e nem por isso ser menos que o resto de nos "normais!!...
 

No comments: