Thursday, February 28, 2013

Que fazer com o Senado??

       Mais uma vez tem vindo nas noticias polemica sobre o senado canadiano http://sen.parl.gc.ca/portal/canada-senators-e.htm pois se virmos bem e difcil saber bem o que eles fazem, claro que eles fazem estudos e aprovam leis depois de passarem pelo parlamento, mas ao contrario dos deputados os senadores sao escolhidos pelo primeiro ministro e so saem do senado quando se reformam, ate la vao pondo no bolso o dinheiro dos impostos.
         Eu tenho que confecar que nao vejo grande utlidade no senado nem nos senadores, talvez por saber que o parlamento portugues so por ele sabe deus as dificuldades tornar algo em lei ou fazer alguma mudanca, agora com mais uma instituiticao, se ela existice em portugal, tudo seria tao mais complicado. E quando vem nas noticias que senadores agem corruptamente ou ilegalmente devido a posicao que tem, complica bastante mesmo http://www.cbc.ca/news/politics/story/2013/02/26/pol-senators-refuse-to-answer-questions.html e perguntarmo nos " que faz esta gente?" parece me de enorme importancia.
         Se alguem usa o seu lugar de poder para alcancar objectivos pessoais isso poe em questao a democracia e a sua utlidade para o resto de nos e torna esta numa oligarquia de intereses e segredos que em tudo tira mais ainda o poder ao comum cidadao. http://www.ottawacitizen.com/business/Introducing+spenders+Canada+Senate/8009338/story.html Se o senado nao e para desaparecer, que pelo menos se torne do conhecimento publico as suas accoes e dos seus menbros, nao e pelo simples facto de gente de importante valor social e politico pertencer ao senado, nomeado pelo primeiro ministro, que o resto de nos devera ficar as escuras em relacao as suas accoes.
       Talvez como tantas outras coisas na cultura canadiana, do amor a monarquia, ou a descriminacao directa e indirecta das primeiras nacoes, tambem o senado tera que se adaptar as obrigatoriadades do mundo moderno e embora este ja venho de tempos antigos; Talvez seja tempo de olharmos seriamente para a sua real utlidade, segundo o interese da populacao em geral e nao so politico, e por este no seu devido lugar, mesmo que seja num museu, para ser admirado atravez do olhar moderno social e politico...
 
 

E a nivel de curiosidade, este mesmo senador do video, foi condenado por assalto a uma mulher http://www.thestar.com/news/canada/2013/02/26/sen_patrick_brazeau_pleads_not_guilty_plea_to_assault_sexual_assault_charges.html , nao deveria os senadores serem um exemplo etico e moral, nao so dentro do senado e fora dele? porque se eles nos representam que sejam os melhores entre nos, nao apenas grandes individuos, mas pessoas honestas, transparentes e que nos represenram na nossas complexidades e variedade cultural e social.

No comments: