Friday, November 29, 2013

O Tempo passa, e alguns ficam!!

           O tempo costuma fazer muitos de nos progredir, mas muitos ficam para tras, no passado, sendo quase memorias do que nao volta. O que me levou a escrever este artigo e que tenho pensado num amigo  meu, amigo de crianca mesmo que me tem acompanhado ate hoje. Claro que as coisas mudam, pesssoas casam, como ele ja o fez, saem de casa depois da universidade, mas esta mudanca que me refiro e a atitutde, de passivo a activo, de nao curiso ao seu oposto.
             E algo incomodativo ver o tempo passar e virmos que quem nos e proximo ficar, parado, passivo, estactico, no passado. Este meu amigo sempre foi  e e muito proximo de mim, quase um irmao, andamos na primaria juntos, temos o mesmo humor e ambos sofremos de alguma timidez, fazendo de nos os does o nosso proprio grupo.
 
          No entanto tivemos experiencias de vida muito diferentes, eu conheci o depois de vir de 7 anos de Mozambique, o tempo passou e ele sempre foi a mesma pessoa simples que sempre conheci, nao que simplicidade seja um defeito, que nao o e, mas quando o tempo passa e nao nos moldamos ou crescemos, ai a simplicidade torna se um defeito que pouco beneficia quem dele tem esta qualidade.
        
       Foi quando vim para o Canada, e com as exigencias de viver noutro pais, cheios de desafios constantes, com os sulavancos da vida aqui e ali, e com visitas de 3 em 3 anos a Portugal, que comecei a notar que de facto que vemos o mundo e aproximamos o mundo de forma diferentes. Portugal sempre foi  um pais fechado concervador com admioracao pelo extrangeiro, mas com medo e timido interese pelo novo, e assim e este meu amigo, e como ele ha muita gente em Portugal, e pelo mundo fora nao duvido! Aquele calmo comodismo que por mais que o mundo ande e avance sempre se prefere aceitar a condicao da vida e navegar nela, antes de a desafiar e mudar.
         Essa atitude nao serve quando se imigra, de esperar e aceitar e nunca arriscar, de facto ter essa atitude e meio caminho para ser ver a experiencia da imigracao como um sofrimento. E foi com esta duas formas de estar e ser no mundo actual que vi que as nossas diferencas foram comecando a aparecer. Claro que gosto muito deste amigo, de facto e o unico amigo que confio e tenho grande admiracao por ele ser assim independentemente do sofrimento que isto lhe deve causar, e ate acho que permanecer assim exige alguma coragem...porque para sofrer e aceitar e preciso alguma dedicacao....
     
      Mas por mais diferencas que o tempo e a vida nos tenha feito aparecer, a amisade fica, mas nunca fica como era antes, e essa e uma das tranformacoes do tempo de a pouco e pouco ir alterando o que julgavamos inalteravel, bem la dentro de nos, isso assusta muitos e com razao...mas porque devemos temer o que e inevitavel? basta aprender e aceitar nao? e nestes promenores que a vida se torna complexa e cheia de ironias e alguns misterios.
        A vida e o tempo muda-nos, uns mais que outros isso afecta relacoes, perspectivas, experiencias pessoais, muitos vem nisso razao de conflicto, a mudanca, outros e parece me os mais sencatos, dancam com a mudanca e com ela crescem e tornam se melhores. O tempo pode criar colossais diferencas entre amigos e familia, mas se ha coracao e honestidade estas diferencas podem ser atravesadas pela ponte do entendimento e da abertura...mas nem sempre a alma humana esta altura do bom senco e da logica e essa e a raiz de todos os conflictos e dores!!!

"O tempo é o único capital das pessoas que têm como fortuna apenas a sua inteligência."  Balzac , Honoré de 

"Depressa: o tempo foge e arrasta-nos consigo: o momento em que falo já está longe de mim." Boileau , Nicolas
 

2 comments:

AnaBC said...

:) Acho que sei de quem falas. No entanto, penso que apesar das inúmeras voltas que a vida nos dá. A revolução vem sempre de dentro. REINVENTAR é a palavra de ordem. Querer mais. Querer diferente. E Acreditar como se não houvesse amanhã nem depois. Aqui em Portugal, aí no Canadá ou em qualquer canto do mundo!

Beijinhos amigo

AnaBC said...

Acho que sei de quem falas. No entanto, considero que o mais importante é querer mais, querer diferente! REINVENTAR é a palavra de ordem. Deixar-mo-nos apaixonar pela vida e não ter receio de conhecê-la. De nos conhecermos... Querer como se não houvesse amanhã! Seja aqui em Portugal, aí no Canadá ou em qualquer canto do mundo!

Beijinhos amigo.