Wednesday, November 27, 2013

Quando a Inspiracao nao vem......

           .....Escrever pode nao parecer, para quem detesta tal actividade, um prazer, para uma minoria uma nessecidade emocional, psicologia mesmo. Escrever ajuda a clarificar as ideas, a por a vida o mundo, nos proprios em perpsepctiva...por o ser humano na sua dimencao apropriada. Claro que a escrita pode tambem ser um espaco onde Egos, idiologias e receios se elevam, distorcem e criam monstros nas mentes de quem le, mas a escrita para mim, alem da leitura, um dos grandes prazeres da vida.
           Bem sei que escrevo aqui pouco, e reconheco que ha sempre muito muito mesmo para ser partilhado, pensado e dito. Sei tambem que pessoas leem me porque atravez de mim vem se a si mesmas, porque a leitura nao deixara de ser um espelho da nossa imaginacao, curiosidade ou das nossas vontades? Mas a questao que me pergunto a mim e que muitos se devem perguntar e, porque nao escrevo mais?
         A resposta a essa pergunta nao se deve por nao viver, que o faco e sem duvida viver em Vancouver tem me feito experiementar bastante, visitar portugal, as voltas e reviravoltas do amor, opressao e conquista do fantasma da depressao, nova area profissional, isto e sem duvida prova que nao morri e que ainda estou bem vivo. E quem vive, parece me deve saborear, reflectir nas varias fazes da vida nos seus varios momentos, nao o nego.
       Mas escrever e mais do que por uma palavra a frente da outra, dizer qualquer coisa para afirmar algo, Nao, escrever e mais que isso e por me faltar esse ISSO que escrevo tao pouco. Ideias, veem uma atras das outras, logo esta falta e a base de toda a escrita, biografica ou nao, falta me Espirito.
     
       Com espirito refiro me aquela doenca da alma, e eu ja falei varias vezes dele aqui, da maldita, opressiva, nojenta Melancolia!! Sim, melancolia faz no pensar sobre a vida, analizar, mutas vezes, outras torna nos apenas testemunhas da nossa existencia, faz de nos uma audiencia da nossa propria vida que olha parada e ve a vida àvancar, ou nao.
      E verdade que estou a escrever agora, e Agora mesmo sinto a forca da Melancolia, porque para mim, escrever e tambem dizer o que vem da alma, das emocoes, nao apenas elevar factos e dar lhes importancia num determinado ponto. Esta, leitores, tem sido e e a minha luta, Eu Amo escrever e muito mais devia fazer, so que quando as emocoes estao no fundo de um poco  e por mais que a mente ferva de ideias, NADA ACONTECE.

      Tenho por habito conceguir neste blog, e quem me le acho que consegue reconhecer isso, tornar um evento ou facto local em algo universal, digamos, e parece me que se alguma licao, ou sei la, moral desta experiencia possa ser que sem alma, conviccao todas accoes feitas sem estas, nao passaram apenas de reaccoes inconsequentes!! Nada como juntar accao a motivacao honesta e profunda...so dara mais ligacao emocional a propria accao, acho.
      
      Esta partilha e o facto de estar a sentir a melancolia neste momento e que me impede de agir em primeira instancia, faz do acto de escrever sobre essa mesma emocao um acto de revolta, de raiva, de confronto em relacao a esta emocao e nao nego a sua certa ironia de agir contra uma pessima emocao que me impede de ter o prazer de escrever!!
      Nao e todos os dias que jornal de blog tem uma face tao terapeutica, mas escrever nao e so expressao articulada da mente em todas as suas dimencoes e complexidades, e tambem uma exploracao emocional...e e ai que comeca uma das viagens mais interesantes da escrita, a profundidade da mente do autor, mas nao se iludam, nem todos os escritores se abrem e muitos preferem criar uma imagem de si mesmos imaginaria para se recriarem ou desviar a atencao de quem le.
     Neste caso, quiz aproveitar para partilhar o que sinto e o que me prende, a vida faz nos parar por vezes, ate parar para as coisas que damos valor, mas pessoalmente cheguei a conclusao que a vida e as emocoes que ela tras, pode nos fazer parar, mas nunca deveremos deixar de lutar por aquilo que damos valor, neste caso, escrever aqui!! Esta batalha continuara dentro de mim, mas garanto que nao me impedira de escrever, mas e sempre bom saber da sua existencia..
   
    Partilho mais por vontade do que realmente por desespero, mas escrever e partilhar tem tambem outra dimencao positiva, torna o peso da emocao tao mais leve, tao mais suportavel!! Nao conheco os meus leitores, alguns sim, mas maioria sao anonimos, mas ao saber que a minha experiencia nao ser unica que reconheco que muitos viram no que disse algo do que conhecem directa ou indirectamente, o valor da partilha, da troca, da a vida mais forca e optimismo..
      Quem diz que nao tem nada, e porque nao reconhece a sua riqueza do espirito, por vezes partilhar experiencias de vida, emocoes e tao importante quanto sonhar acordado sobre grandes e intemporais ideas filosoficas ou historicas!! O mundo emocional e tambem muito rico e importante, mas que muitos preferem proteger, e com razao as vezes, porque quando seabre a almao preco pode ser caro, logo dependemos de quem nos ouve ter o bom senco sufiente, e eu acredito que quem me le o tem!!

No comments: