Wednesday, December 08, 2010

Ateismo no transito

Recentemente uma publicidade ateista fez polemica por terras canadianas, e esta diz o seguinte como podem ver aqui no blog, "Nao ha provalvemente nehum Deus, agora deixa te de te preocupar e aproveita a tua vida" a outra mais directa dizia, "Reivindicacaoes  extraordinarias requerem provas extraordinarias" e em baixo varios nomes aparecem, Jesus, Alah, Zeus, Fisica entre outros nomes.

Esta foi publicada por um grupo canadiano ateista chamado centro de inquerito http://www.cficanada.ca/vancouver e tenho que admitir que esta publicidade levanta varias questoes socais, morais e culturais e num pais tao diverso como o canada, as licoes que se aprendem aqui podem muito bem servir ao mundo em geral.

Estamos habituados a que anuncios nos vendam sonhos e coisas que nos satisfazem momentariamente tanto a nivel social como pessoal, e talvez a razao porque estes anuncios tem interese deve se ao facto de eles nos provocarem e exigirem uma reaccao da nossa parte, eu acho mesmo que qualquer anuncio que tem efeito em nos e um excelente anuncio.

Quantas vezes nas nossas vidas alguem confronta os nossos valores como um anuncio o pode fazer? muito poucos parece me, e se eles nos fazem pensar e dicutir sobre estes, nao seremos nos os maiores beneficiarios? porque se virmos bem, vivemos num tempo de bastante glamour e hipocrisia, mas de nehuma ou muito pouca actual accao em relacao ao mundo e a nos mesmos, ninguem quer ser desafiado, chama se a isso politicamente incorrecto, e essa e o espirito do momento, em que ser confrontado e questionado e algo condenavel, os tempos tem que mudar, parece me!!

Outra coisa que estes anuncios sao capas de criar em quem os ve e a capacidade de levantar questoes morais, sociais e mesmo cientificas daquilo que tomamos como certo, e ha tanto que nos tomamos como certo na nossa sociedade e vida, mas sera que tudo e assim ta certo mesmo? nao sei nao. Levantar questoes e discutilas com os outros talvez seja a melhor forma de melhorarmos como individuos e sociedade, mas a quem ache que as vezes e melhor nao fazer perguntas, quem toma essa atitude muitas vezes e quem manda ou nao quer o seu poder posto em questao, logo, que perguntemos!!

Vivemos numa altura, no ocidente, em que para muitos a questao de Deus nao e uma questao relevante, mas ainda hoje em dia no Canada os evangelicos adoram a Deus de uma forma quase cega, tendo eu ja vsto a forma como eles o fazem e tendo sempre uma atitude protecionista em relacao a sua crenca, acho que esta publicidade certamente fez ondas para estes.

Porque embora muitos achem que ser secularista e nao acreditar no divino como o centro do mundo, pode parecer antiquado e venho na forma de ser e estar, para estes verem o mundo fora dessa perspectiva e em si assustador, mas da mesma forma que um mundo sem deus assusta os seus devotos, um mundo com Deus ou qualquer outra divindade, e para muitos outros uma visao algo fantasiosa e mesmo engandora do mundo real.

No fim de tudo e depois de ser procado por este anuncio, nao eu pessoalmente, mas ha quem tenha sido e sempre que isto acontecer, as questoes que este nos fizer enfrentar serao so e apenas nos, como indivduos unicos que somos, que terao de responder as questoes morais, sociais e culturais que estes nos fazem enfrentar e por mais contradictorio que seja a nosssa reacao pessoal ou accao em relacao a estes, teremos mudado, de algo forma, depois desta ser nos posta a frente.

Questoes mudam nos,bem ou mal, mudamos...e isso e sembre positivo, nao lhe parece?

No comments: