Friday, December 31, 2010

Mulher Portuguesa: 1 parte

Mulher portuguesa, tao unica na sua forma de ser e estar, devemos a ela os valores e tudo que nos torna nos, os afectos. A mulher portuguesa e sem duvida unica, na sua personlidade e caracteristicas, e ate nisso somos unicos, tendo ja conhecido mulheres de varias nacionalidade, chinesas, japonesas, korenas, africanas, entre outras e facil ver em contraste como a mulher portuguesa e tao unica, pode ser concervadora, muito protectora de familia e da sua fememines, mas por mais semelhancas que possa partilhar com a universalidade femenina, e sempre portuguesa.

Numa multidao e facil reparar onde esta a mulher portguesa, mas se esta for de 2 ou 3 geracoes as coisas nao sao tao faceis, o portugalismo perde se, mas permance na alma. Vivendo eu rodeado da cultura canadiana e asiatica e tendo consciencia das direfencas entre ambas, admito que tenho uma certa saudades da mulher portuguesa, da sua simplicidade, maneira de estar..a mulher portuguesa e diferente sem duvida, mas nem por isso nao deixa de ter muito que possa aprender das outras mulheres do mundo e vice versa.

Enquanto as asiaticas sao fechadas e muito controladas e doces, as canadianas sao o oposto, sufisticada, valorizam a beleza como forma de ser e estar, a beleza mostra quem sao resumindamente, sao tambem algo e se nao mais superficiais do que as asiaticas ou as portguesas, pois vivem num mundo de imagem e atitude, e o que esta dentro pareceme ser lhes irrelevante. Canadianos nao falam muito de sentimentos abetamente, so em certas intimas situacoes enquanto as asiaticas e uma questao de tempo e confianca para se revelarem.

Verdade seja dita que a mulher candiana tem algumas licoes a aprender com a portuguesa, ha muita fantasia e aparencia na mulher canadiana e ha demasiado realidade e duresa na mulher portugesa, somos um povo com os pes demasiado no chao, dai vem muito pessimismo, logo um pouco disso no mundo canadiano femenino seria de salutar.

A reflexao continuara mas por agora quiz partilhar isto e estou aberto a ideias dos leitores sobre o que o leitor pensa da mulher portuguesa em si e em constraste com outras mulheres do mundo.

1 comment:

Anonymous said...

acho que não conheces mulheres portuguesas suficientes para ter opinião. é o ser mais atado do mundo. e isso resulta no facto de o homem português ser o mais rebarbado do mundo. sou casado com uma mulher italiana, e entendo que a mulher portuguesa é atada por auto-defesa da atitude péssima "de engate" de quase todos os homens portugueses, que quando encontram alguma mulher estrangeira - que é um pouco mais faladora e amigável - partem imediatamente para a ideia imbecil de que estão a caminho de um engate bem sucedido, mesmo que ela esteja a falar de meteorologia, acompanhada do parceiro, que lhe tenha falado menos de 30 segundos e nem o tenha olhado nos olhos uma unica vez.