Friday, December 03, 2010

Rex Murphy: a sabia critica de uma nacao

No canada um dos grandes analistas e jornalistas e na minha opiniao o magnifico Rex Murphy, sendo este um genio na minha opiniao, da analize da sociedade canadiana e por vezes comtemporanea, nas suas hipocrisias, ironias e eventos. Rex e um jornalista como o bom jornalista que me parece ser o mais neutro que alguma vez conheci, claro que todos temos um passado e experiencias, mas o bom jornalista e aquele que e capas de informar, educar e analizar a realidade, passado ou presente de forma clara e capas de nos fazer refecltir.

Meu pai adora este homem devido ao sao dom oral e capacidade de expressao, que para os menos familiarizados com o ingles pode ser algo dificil de entender, mas depois desse muro ultrapssado garanto que pereceber a mente deste homem e em si um acto digno de lovor. Pessoalmente ser capas de transmitir ideias claramente e ser capas de ter uma reaccao com elas e para mim um eterno objectivo, no jornalista que existe em mim, no entanto como tudo na vida, so com exercicio se chega a algum lugar proximo da perfeicao.

Rex escreveu varios livros com cronicas sobre o canada mas sobre o mundo actual e algumas cronicas interesantes sobre aqui o nosso vizinho mal comportado a sul, a america, e e sempre bom conhecer como pensam os canadianos sobre eles mesmos e sobre o que os outros pensam deles e para o saber sugiro Rex Murphy. Ele acho que e a voz mais clara e informada que e capas de mostrar a quem esta curioso sobre o verdadeiro canada, e canadiano Rex mostrara uma realidade mais clara que qualquer media no massimo da sua propaganda e incapas de mostrar, refiro me a realidade sempre ilusoria e por vezes mal retratada, que muitos governos, medias e instiuicoes sempre gostam de moldar para satisfacao propria, mas nessa perspectiva, ate nos individuos, sofremos desse mal.

Realidade precisa se nos dias de hoje, em que os media ou sofrem de pessimismo quase patologico, como muitos portguueses, ou de dinheiro a mais dado por cooperacoes a servico de manipulacao como e tao normal na america, mas novamente, ate em portugal isso acontece e no canada, nao nego. Rex pode nao ter o charme dos charmosos oradores, e sim imagem conta sem duvida, mas a grande arma e poder deste e o poder, se repararem, das palavras e do que elas dizem. Essencia vale sempre mais que aparencia!!

 Por isso e importante vozes como Rex Murphy sao importantes, mas assima de tudo neutralidade, boa analize e informacao que faz um bom orador na minha opiniao, porque se este sofrer de partidarismos e intereses pouco definidos, como ha por ai muitos neste mundo de ganancias, invejas e maquiavelicos intereses fora do conhecimento  geral, nesse caso, agradeco mas nao quero saber de tais analistas  , eles que vao.... virar hamburgars para o macdonals !!




No comments: