Wednesday, May 25, 2011

Eleicoes Portugal 2011

Por onde comecar? todos sabemos que Portugal esta numa enorme crise, precos a subirem, aumento do desemprego com o numero de desempregados a volta dos 688.000 e a aumentar, as medidadas se nao mesmo o fantasma do FMI a voar sobre os porgueses que veem cada vez mais as condicoes a piorarem, e durante este tempo todo esta se a dar eleicoes para ver quem nos vem "salvar".

Eu sou um daqueles portugueses que pertence ao grupos dos cepticos em relacao alguma mudanca em relacao a Portugal e a quem nos governa e lidera, sejam os politicos sejam as nossas elites. E como tal meu cepticismo faz me acreditar que Portugal esta ingovernavel, pois he imencas divicoes suspeicoes e aparencias em Portugal que nao nos ajudam. Talvez quem ira ganhar ate seja Passos Coelho, mas que tem ele para oferecer?

Porque a mim parece que que antes de qualquer medida de mudanca econimica ou social os portugueses precisam de acreditar neles mesmos e nas suas capacidades e verem que o seu esforco nao e vao, e como tal deveram ser mais respeitado econimicamente criado isto melhor condicoes de vida para todos nao so para os "alguns" de sempre!!

E preciso alguem que nos fassa acreditar e que esteja so preocupado com votos, acho que o que sofremos hoje em dia em Portugal e uma enorme crise de valores e de indentidade, quem somos? o que queremos de nos e dos outros? o que precisamos de fazer para mudar? acho que os portugueses perguntam se isto hoje e nao e nenhum politico engravatado que lhe seja capas de dar essas respostas com seria honestidade.

Portugal esta entre o fantasma do passado e o vontade de pertencer ao futuro, mas nem a Uniao Eurpeia ajuda nisso e eu pergunto me, em quantas crises esta Portugal realmente metido? uma, duas, tres? isto faz com que governar Portugal um pais de embora pequeno nao deixa de ter as suas complexidades, do litoral ao inteior, de norte a sul, das classses mais baixas as elites..dos poderosos ao que nao tem voz e so obedecem..entre os que esta informados e o que nao tem capacidade de perceber o que os medias lhes dizem...entre muitos outros contrastes.

Se alguem e para governar portugal com um minimo de decencia, o que tem faltado a classse politica e elites desde sempre acho, e haver alguem que perceba estas complexidades na pratica mais do que no papel e saiba como tirar valor delas e que o resultado final nao seja em beneficio politico ou das elites; mas do povo real, porque parece que o povo real, aquele que se esforca e que conta os centimos todos os meses, tem vindo a perder mais e mais voz e poder e assim nao se pode chamar se a isto democracia.

Grandes desafios esperam que ira governar Portugal depois de 5 de Junho so e pena que eu, e nao acho ser o unico, ve ninguem a altura a nivel moral e governativo capas de dar a Portugal mais do que uma boa economia, mais dignidade, igualdade, justica e mesmo mais humanidade que as crises lhe robaram..


No comments: