Thursday, June 09, 2011

Feriados, feriados e mais feriados...

Como comecar este artigo??....ha algo que gostava de destacar entre a mentalidade de feriados portguesa e a canadiana que e tao diferente entre si que e impossivel ser ignorada.

Em Portugal ha feriados com bastante frequencia que vao do inicio do ano ate Dezembro, que vao do dia de Portugal a feriados religiosos e ate as pontes que se costumam fazer para juntar os feriados aos fim de semana. Isto e a realidade portuguesa, no Canada as coisas sao radicalmente diferente e isto obviamente tem efeitos na super produtiva sociedade que e canadiana.

Por exemplo no Canada nao se fazem pontes entre feriados e fins de semana, trabalha se tambem aos dias de feriado e os feriados nacionais sao muito poucos, e contam se pelos dedos, o Canada Day, o dia da Colombia Britanica e os obviamente religiosos como Pascoa e Natal.

Nao sei se isto pode servir de indicacao de alguma coisa, mas um pais so podera enriquecer se mesmo quando celebra os seus feriados produzir o soficiente para o pais nao parar completamente.

Escrevi esta breve reflexao porque comecei a reparar tao "sortudos" somos nos portugueses em relacao aos nossos feriados e pontes, mas esta bencao pode bem ser nos dias de hoje uma espada de does gumes que quem se magoa mais sao os proprios portugueses.

No comments: