Wednesday, June 08, 2011

Surreal

Hoje fui a uma exposicao na vancouver art gallarie http://www.vanartgallery.bc.ca/ onde estao espostas pela primeira vez uma coleccao de obras de pintura a filmes dos grandes do Surrealismo http://www.surrealism.org/  , de Dali, Matisse, Miro entro outros menos conhecidos, mas igualmente importantes.

Para quem nao sabe o que e surrealismo, foi uma corrente artistica que surgio em Paris em 1924 tendo por inspiracao a obra de Freud sobre o poder do inconsciente e dos sonhos e de tudo de mais proibido nos desejos humanos, incluindo violencia e sexo que estes artistas nao reprimem mas antes expoem nas suas, por vezez, polemicas obras.

A grande riqueza do Surrealismo e a sua universalidade pois muitos dos seus simbolos e influencia esta ligado a arte mais antiga. Outro asepecto desta corrente e que muito ainda se faz de surreal nos dias de hoje, mas e tao "normal" que tem se como facto adquirido, por exemplo Lady Gaga tem muito da estectica surreal que usa para provocar, mas neste caso e um surrealismo inconsequente comparado com os primeiros tempos do surrealismo.

Falar de surrealismo e algo que vai alem fronteiras e mesmo idologias pois muitos usaram esta arte para diversos fins, logo caso o leitor nunca tenho conhecido ou visto algo surrealista se tiver oportunidade sugiro que va conhecer pois pode ser algo que o ajudara a ver o mundo e o ser humano de uma forma diferente e mais complexa...e ate, absurda!!


No comments: