Thursday, June 30, 2011

Dia do Canada

Amanha realiza se o dia do Canada com direito a visita real, quase uma tradicao, da familia real, desta vez o princepe William e Kate veem nos visitar o que obviamente faz os monarquicos, que ainda os ha por aqui cada vez mais jovens e educados, delirar em esterica alegria....tempos concervadores vivemos...(uff)

Mas Canada obvia adoracao pela monarquia, pode servir para mostrar o que e ser canadiano nos tempos que correm. Se me perguntarem a mim o quee ser canadiano, talvez responderei as coisas que gosto e admiro neste pais de adopcao para onde imigrei: o multiculturalismo http://multiculturalcanada.ca/, a grande presenca asiatica  http://www.vmacch.ca/ no Canada que tras uma forca de producao ao mundo do trabalho e faz este pais enriquecer.

Tambem gosto da enorque riqueza gastronomica http://vancouverstreeteats.ca/ e claro a enorme beleza natural http://www.nrcan.gc.ca/com/index-eng.php que este pais tem que e por vezes esquecida, mas por todos reconhecida, como sendo de collosal encanto natural. Mas o Canada para os canadianos e diferente para todos dependendo de onde veem ou das experiencias que tiveram, mas isso e tanto verdade para os canadianos como para os brazilieros ou portugueses.

Canada e um pais de enorme potencial e possibilidades, nao o nego, e ha muito ainda a ser feito, porque o Canada tem apenas 144 anos http://www.canadascapital.gc.ca/canadaday/ e sendo este pais tao grande, com varias provincias ele ainda tem muito mas muito mesmo a crescer. Se quem me le pensa imigrar para este pais cheio de possibilidade, nao perca a aportunidade, mas muitos desafios o esperam, mas admito que me orgulho de viver num pais cheio de tanto potencial.

Claro que o Canada tem tambem as suas falhas, de seguir a America para certas aventuras a por vezes se esquecer dos valores que o tornaram no Canada que hoje...certo e que mesmo com 144 e um pais com muito a aprender sobre si e o seu papel no mundo.

O Canada que se celebra no Canada day, e um pais complexo, rico e com ligacoes a todo o mundo e a Historia Global http://www.canadahistory.com/, logo o que e o Canada, pergunto novamente...nao sei leitor, deixo o a si a curiosidade de o descobrir, e de achar as suas proprias respostas....

Tuesday, June 28, 2011

Intemporalidade do FADO

Fado http://fado.com/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1  e sem duvida uma das nossas grandes riquezas culturais que nos temos, temos tambem a gastronomia, a nossa rica e variada Historia, mas e o Fado que  ao que parece se ira, se nao o e ja, tornar patrimonio Universal da Unesco. Pois e obvio que seria uma enorme honra a nivel mundial e europeu que Portugal e este nosso tipo de musica que nos define tao bem em todas as nossas facetas como povo e individos se viese a ser reconhecido. 

E verdade seja dita, Portugal e os portugueses bem precisam que alguem lhes conforte a alma e nada como se fazer isso atraves do imortal Fado. Nao irei falar da historia do Fado pois parecem haver varias versoes sobre a origens desde, das mais populares as mais estudadas e decomentadas; o certo e que em menos de umas tres geracoes, duas grandes fadistas defeniram e redefeniram o fado, e falo da tao portuguesa Amalia
http://amaliarodrigues.lisbon52.com/ e mais universal/ experiemental, e igualmente lusofona Mariza http://www.mariza.com/ .

Entre estas duas iconograficas mulheres e fadistas, uma a "mae", de certa forma do Fado mais popular, a outra, vindas de terras das ex colonias, abre o Fado ao mundo e estende os seus horizontes, mas voltando sempre as ruas nostalgicas raizes e emocionais do Fado.

Parece me que nos portugueses que e nosso dever dar a conhecer estas mulheres e as suas riquezas que sao os seus fados, isso nao so faria bem a este muito particular de musica, e digamos mesmo unico a nivel global, faria tambem a nos como individos; porque a crise nao e o nosso fado, mas o fado bem pode ser uma porta fora, desta "negra sombra"...

O fado tem desde sempre reflectindo o povo e a alma que temos e isso, claro que muito nos conforta nos da esperanca, faz nos pensar...mas o fado talvez possa nos indicar outros caminhos. Adoraria, nao o nego, que este grande tesouro, que e o fado, fosse parte da Unesco http://www.unesco.org/new/en/unesco/ e do mundo, porque sei que o fado nao so e parte da minha cultura, mas esta em mim, assim como esta em todos os portugueses e ninguem me pode ou nos pode, a nos portugueses, tirar uma musica que nos torna tao unicos!!
  

Saturday, June 18, 2011

Depois do Caos

Depois da destruicao de lojas na baixa devido ao Canucks perderem, vancouver olhou para si mesma e deu sinais que esses actos de destruicao nao sao aquilo que faz vancouver ser a grande cidade que e.

Voluntarios limparam as ruas, nas tabuas das janelas destruidas pessoas escreveram messagens de indignacao mostrando o grande amor que tem a esta cidade e aquilo que ela representa para o mundo e para todos.

Tudo sabemos que estes actos nao sao Vancouver e aqueles que os fizeram, a policia diz irao ser julgados pois nao se justifica tais accoes, de tao forma inconsciente e selvagem por parte de uma multidao tao emocionalmente motivada para fazer aquilo que julga justo. Sem duvida um evento que da muito que pensar sobre o poder de um multidao, a forca do desporto, e muitos jugadores ficaram indignados com estas accoes, e a identidade de uma das grandes cidades do mundo.


Thursday, June 16, 2011

Vergonha para Vancouver!!

Ontem devido a derrota da equipa de Hockey de Vancouver, os Canucks http://canucks.nhl.com/ deu se um motin na baixa onde jovens queimaram carros e partiram o que conseguiram, mas ao contrario do que se deu em 94, devido tambem a um jogo desta vez houve menos estragos. No entanto seja em que altura for, tais actos de vandalismo nao deixam de ser um facor de vergonha para a cidade.

Nos Jogos Olimpicos que aconteceram 2 anos atras nada aconteceu, deivdo talvez a enorme quantiade de policias e o ambiente era festivo e de alegria entre turistas e locais, mas foi preciso os Canucks ontem terem perdido a tao cubicada Stanley Cup http://www.nhl.com/cup/round1/index.html para estes tristes acontecimentos se darem. Mas tambem eles deram se mesmo sem ser Hockey o maior factor..seja qual for o motivo, nao deixa de ser inaceitavel.

E devido ao que se deu ontem ira se realizar investigacoes para perceber o que se passou. Mas isto nao e vancouver  e os seus cidadaos nao sao assim, nem no dia a dia e tambem devido a sempre atenta policia que e temida devido a forma como age nao deixa nada como antes...

Se este caso e exemplo de algo e que ate os paises mais civilizados sao capas de  em certas alturas serem "selvagens", e muitos por ca com alguma tristesa perguntam se como isto pode ser vancouver? claro que nao e, mas so houve na altura condicoes para isto se dar infelizmente..

E uma critica aos media portugueses, como e que durante os jogos olimpicos de inverno, nao se soube nada sobre vancouver a nao ser a morte de um atleta quando os jogos comecaram, e quando se dao estes eventos violentos a RTP nao se esquece de os dar a conhecer com todo o enfoque dramatico?

Isto para mim parece me muito mal jornalismo, por isso aviso a quem ve as noticias portuguesas que as veja criticamente, pois os nossos medias portugueses estao se a tornar mais e mais umas CNN's ou Fox News em que o dramatico  e visto atraves de lentes pouco neutras e dadas a analises informativas, CUIDADO!!

Thursday, June 09, 2011

Amor Canino

Todos nos vivemos num mundo hiper sofisticado e complexo, de tao sofisticado que so em papel higienico temos varias qualidades, dos de 2 camadas de papel a uma so por exemplo, e se formos reflectir sobre outras coisas do nosso mundo e dia a dia reparamos como as coisas simples; pois elas ja o foram antes muito mis simples, ate a uma injeccao de mentalidade da lei do mais forte do capitalismo selvagem, se tornou a musica em relacao ao qual todos nos dancamos hoje em dia.

Se formos comprar detergentes temos umas 5 variedades por onde escolher por exemplo, e ai por diante...as coisas tornaram se tao complexas e sofisticadas que se perdeu o contacto total com o que e natural, e com natural digo que pertence ao mundo natural de onde todos viemos.

Porque parece me que esta vida cosmopolita que a grande maioria vive no mundo de hoje faz com que o natural seja visto e penso sobre a luz e perspectivas aritificiais do que nos rodeia, ate os modelos que aparecem na publicidade perderam cabelos no corpo que concervaria algum calor se ainda estivecemos a viver nas carvernas, sera isso natural esse medo de ver um homem com cabelos no corpo?

E esta quase fobia ao natural e igual sofisticacao, parece ter afectado o mundo canino que por muito amor que lhe tenhamos- e ha muito amor a estes animais aqui no Canada- faz com que estes sejam nestas terras tratados melhor que muitas pedintes que lutam por sobreviver. Eu nao sei se alguem se esqueceu, mas os caes vieram dos lobos e das raposas, animais estes que me parecem nao precisam de ir a saunas, ou hoteis, ou ate mesmo nessecitarem de nutrientes e vitaminas, ou mesmo a tomarem algas organicas como vi em certo anuncio vindas sabe se la de onde, para serem menos animais, no entanto e isso que fazemos, somos mordomos destes animais.

Este amor cego que temos pelos animais -e sugiro a quem venha ao Canada que veja a quase devocao geral que ha tanto a gatos como caes- faz com que tornemos mais "civilizados" animais que essencialmente pertencem a mae natureza e nao a uma sociedade que faz de caes/gatos totens de adoracao e lucro de cooperacoes que vendem de roupa para animais a produtos para torna los mais "elegantes" "belos" e "cheirosos"..ELES PERTECEM A NATUREZA GENTE!!

Logo ao ver este amor a estas criaturas, pergunto me se tanto amor e tanta coisas para tirar estes do mundo animal nao terao algum efeito fisico e mesmo mental pessimo no animal que dizemos amar?? Sei que a grande variedade de especies foi criado por nos humanos pois fomos misturando racas para criar as que maos nos convinha, das mais agrecivas as mais doces...mas com estas mordomias a caes e gatos, sera que isto e algo sem um efeito real?? duvido.

Para acabar,caes mais do que os gatos, estao mais em contacto com o que os faz selvagens do que qualquer outro animal domestico, no entanto existe uma industria de milhoes que trata estes animais como se criancas fossem...e bom lembrar que por influencia humana especies como as abelhas estao a desaparecer, sera que este negocio burgues em relacao a estes animais nao podera levar a um futuro incerto?? So quis reflectir sobre esta questao e partilhar o amor em relacao a este que existe aqui no Canada e sei, pelo mundo fora...mas ate acto de bondade podem ter efeitos perversos!!


O que e o MultiCulturalismo???

Multiculturalismo tem varias intrepretacoes dependendo de quem nos pergutamos sobre o que e como "funciona", numa pesquiza no youtube achei uma discucao que se realizou na SFU http://www.sfu.ca/ onde se discute a complexidade do multiculturalismo e a forma como este influencia a identidade canadiana.

Parece me de grande importancia reflectir sobre esta materia, porque embora em Portugal e Brazil sejam paises multiculturais de certa forma, mais a nivel urbano, e interesante reparar como diferentes paises olham e abordam outras culturas no seus pais, tanto a nivel historico como social, de forma totalmente diferente e com resultados igualmente opostos.

Enquantos uns usam a riquesa multicultural para beneficio do proprio pais outros ignoram a e quase a excluem como se de extraterrestres se trata se. E so para deixar algo para reflectir, dentro do Canada, os indios ou primeiras nacoes como se chamam, tem testes de ingles por exemplo e sao avaliados de forma.

Quase aparte tanto dos canadianos brancos, de caracteristicas ingleses, como dos proprios imigrantes..estas primeiras nacoes sao ainda hoje tratadas sistematicamente tanto a nivel governamental omo social, como estando aparte. E parece me um bom ponto de partida sobre a forma de ser imigrante no Canada, quando os naturais desta zona geografica ainda hoje sao posto de parte...curiosidades..


Feriados, feriados e mais feriados...

Como comecar este artigo??....ha algo que gostava de destacar entre a mentalidade de feriados portguesa e a canadiana que e tao diferente entre si que e impossivel ser ignorada.

Em Portugal ha feriados com bastante frequencia que vao do inicio do ano ate Dezembro, que vao do dia de Portugal a feriados religiosos e ate as pontes que se costumam fazer para juntar os feriados aos fim de semana. Isto e a realidade portuguesa, no Canada as coisas sao radicalmente diferente e isto obviamente tem efeitos na super produtiva sociedade que e canadiana.

Por exemplo no Canada nao se fazem pontes entre feriados e fins de semana, trabalha se tambem aos dias de feriado e os feriados nacionais sao muito poucos, e contam se pelos dedos, o Canada Day, o dia da Colombia Britanica e os obviamente religiosos como Pascoa e Natal.

Nao sei se isto pode servir de indicacao de alguma coisa, mas um pais so podera enriquecer se mesmo quando celebra os seus feriados produzir o soficiente para o pais nao parar completamente.

Escrevi esta breve reflexao porque comecei a reparar tao "sortudos" somos nos portugueses em relacao aos nossos feriados e pontes, mas esta bencao pode bem ser nos dias de hoje uma espada de does gumes que quem se magoa mais sao os proprios portugueses.

Wednesday, June 08, 2011

Surreal

Hoje fui a uma exposicao na vancouver art gallarie http://www.vanartgallery.bc.ca/ onde estao espostas pela primeira vez uma coleccao de obras de pintura a filmes dos grandes do Surrealismo http://www.surrealism.org/  , de Dali, Matisse, Miro entro outros menos conhecidos, mas igualmente importantes.

Para quem nao sabe o que e surrealismo, foi uma corrente artistica que surgio em Paris em 1924 tendo por inspiracao a obra de Freud sobre o poder do inconsciente e dos sonhos e de tudo de mais proibido nos desejos humanos, incluindo violencia e sexo que estes artistas nao reprimem mas antes expoem nas suas, por vezez, polemicas obras.

A grande riqueza do Surrealismo e a sua universalidade pois muitos dos seus simbolos e influencia esta ligado a arte mais antiga. Outro asepecto desta corrente e que muito ainda se faz de surreal nos dias de hoje, mas e tao "normal" que tem se como facto adquirido, por exemplo Lady Gaga tem muito da estectica surreal que usa para provocar, mas neste caso e um surrealismo inconsequente comparado com os primeiros tempos do surrealismo.

Falar de surrealismo e algo que vai alem fronteiras e mesmo idologias pois muitos usaram esta arte para diversos fins, logo caso o leitor nunca tenho conhecido ou visto algo surrealista se tiver oportunidade sugiro que va conhecer pois pode ser algo que o ajudara a ver o mundo e o ser humano de uma forma diferente e mais complexa...e ate, absurda!!


Friday, June 03, 2011

Ola amigos brazileiros

Ola a todos que me leem do Brazil, e reparo que sao muitos que vistiam este blog, alem de agradecer vos a vossa atencao quero dizer que se tiverem alguma duvida ou comentario teirei todo o gosto em ler e tentarei responder o melhor que poder.

Mas em relacao a partilhar opinioes todos sao bem vindos, mas reparei que mais recentemente grande numero de visitas tem sido da doce terra brazileira, logo desde ja estou a fossa disposicao irmaos brazileiros..obrigado e ate breve.

Tiago R

Q - Entrevista a Niel Young