Thursday, March 09, 2006

Arte de uma Cultura esquecida (first nations)




Os Indios (first nations) sempre foram uma cultura que teve sobre mim e um fascinio/encanto que nunca sube explicar. E acredito que aquilo que, esta fascinacao e partilhada por muitos que vivem na Europa ou em qualquer outra parte do mundo.
Seja como for, ha neles algo essencial (talvez a vida em tribo/ comuinidade para a construcao de um bem comum) a todos Nos Humanos. E que oi esquecido/destruido pela construcao e, arrogante afirmacao, daquilo a que chamamos"civilizacao"... mas eles saberao esta Historia melhor que eu, nao duvido.

Embora este seja o meu primeiro artigo sobre os Indios (first nations) gostava de, aqui, dar o mote para os artigos que escreverei sobre estes complexos povos das Americas.
O dificil e mesmo saber por onde comecar, seja la por onde agarre esta tematica, sei que nunca chegarei perto do que, os first nations, realmente Sao, Pensam e Vivem, mas la tentarei chegar por aproximacao/ refleccao.

Talvez seja melhor comecar pelo termo "First Nation", este novo termo e recente pois tem como obejectivo indenteficar estes povos. Porque se lhe chamase-mos indios estariamos divididos entre dois "indios", os cidadaos da India ou os povos descobertos pelas navegadores nas Americas? entao para simplificar isto, preferiu-se chamar aquilo que eles sem duvida sao, que e, a primeira nacao a chegar e a viver nas Americas.

Mas nao nego que, o termo soa muito "politicamente correcto", mas quem desejar saber mais sugiro que fassa uma pesquisa sobre este interesante termo, e acredito que aprendir outras facetas sobre a Historia da America e do Canada, do que os filmes de Hollywood alguma vez quizeram mostrar. Fica a sugestao.


Um aspecto sobre os first nation, que um dia aprofundarei, desconhecido de muitos nao-emigrantes e que, poucos indios se veem em Vancouver, de facto veem-se orientais que indios. Sendo cidade esta construida, e preciso nao esquecer, numa regiao geografica/economica onde varias tribos de indios vivram, nao lhe parece estranho caro leitor? onde sera que todas as tribos foram? e onde sera que estao hoje em dia?......

Mas hoje pode-se ver os first nations, relativamante falando, mas so atraves da sua Arte e dos seus produtos, e verdade. De facto, e preciso salientar, que e mais facil comprar uma mascara India do que ver um grupo de first nations. Quado se vai a lojas de lembrancas sao criacoes dos first nations que se ve, enquanto eles, nao se veem, falando literalmente. Quer dizer, talvez se veja ocasionalmente um ou dois no autocarro..mas de resto, nao se veem.
Mas os media nao os ignoram, pois existem alguns programas que abordam temas aborigenes, feitos por aborigines. Mas de resto parece, por vezes, existir uma certa amnesia colectiva em relacao a esta Cultura, que por vezes la se lembra dos reais donos desta terra.

O que me incomoda como habitante desta pais, e acho que nao devo ser o unico, e o facto de que a Historia e Sua Magestade, que um dia falarei, fez com que estes povos se tornassem "estranhos" na sua propria terra.
Pode-se sempre conhecer aprender e conhcer sobre uma Cultura, atraves da sua Arte, tenha ela que forma tiver, por isso como forma de lhe dar a conhecer esta Cultura fiz um link na foto e no titulo para que possa saber um pouco mais sobre este complexo e magnifico Povo, a que chamaram, first nation.



*(mais informacoes serao adicionadas a este arigo)

No comments: