Thursday, March 09, 2006

A sedutora valsa dos politicos

Na politica Canadiana, existe algo que acho surpriendente, pois do pais de onde venho nunca os politicos mudaram de lado politico com tanto avontade e expontaneadade como aocntece aqui. Em Portugal a politica e "levada a serio" parece-me, nao que no Canada nao se seja, mas as duas formas de estar na politica sao totalmente difentes, como e nao podia deixar de ser. Em Portugal, se um politico defente uma perpspectiva politica, vai defende-la ate os fins dos seus dias, ate ao ponto de ser menbro honorario, com estatua ou algo a mostrar que a sua dedicacao aquela esfera politica merece ser louvado e lembrado porque la vai na "linha genetica" da organizacao politica.
No Canada, a maneira de estar na politica, e um pouco como os canadianos, chamemos-lhe flexivel ou descontraida.

Talvez devido a historia, talvez devido a forma de fazer politica isto se explicara. Por examplo ja o decimo primeiro ministro, nos anos idos de 1921-1935, de seu nome Richard Benett, mu dou de idiologia politica depois de varias medidas politicas que resultaram em falha total.
Durante os dois anos de estadia no Canada, pelo menos dois casos houveram em que politicos mudaram de linha politica. Nao e que o sistema politico esteja a beira do colapso, mas quando isto acontece os politicos sao muitas vezes responsabilizados pelas "famosas" promecas que nunca chegaram a cumprir ou eleitores que se sentiram traidos pela subita alteracao de quem ele punham tantas esperancas...de resto nao mais danos politicos ou economicos a salientar.


Um dos casos mais famosos e a madamme na fotografia (tem link para a sua biografia). De nome Belinda Stronash, uma das pernonalidades importantes do partido conservador, que em 2005 mudou dos concervadores para os liberais, numa altura em que a "ameaca" das eleicoes voava sobre um desgastado partido Liberal.
Se este fenomeno nao acontece em Portugal, parece-me um sociologo sabera melhor que eu, que isto talvez se deva mesmo a razoes historicas. Depois de tanta instabilidade politica e social ao longo da nossa Historia e de uma tao longa ditadura. Acho se estal se desse com a mesma normalidade em Portugal, que se da ca no Canada, os policios que tomassem essa liberdade seriam talvez rotulados de "incompetentes" ou de "vergonha nacional".
Uma coisa tenho como certa, e que este fenomeno nao ocurrera tao cedo em Portugal, a nao ser que como o povo diz, que um santo caia do altar. Este e mais um fenomeno que quiz partlhar sobre a forma de se viver a politica em solo Canadiano.



**(a pequena foto e o parlamanto Canadiano em Ottawa)

No comments: