Friday, October 15, 2010

Corpos

Diga me uma coisa, gosta do seu corpo? melhoraria/alteraria alguma coisa ou nao? e morte, que acha dela? receia-a, aceita a ou assuta lhe? Nascemos num corpo e morremos num corpo, podemos nao gostar dele mas so temos este, e com ele que temos que nos habituar a estar, mas quando se trata da morte, bem essa, por mais que nao aceitamos ou nao, ela la espera por nos algures no futuro e o que fazemos ate la a so nos cabe saber o que fazer ou nao.

Actualmente ha uma famosa exposicao que e famosa por todo o mundo, mais ocidente que oriente, em que se mostram corpos desecados em accao, estando estes cobertos em plasticos. Estes corpos nao corpos de alguem que algum dia tinha uma vida como todos nos e e inegavel que quando olhamos para estes estamos a ver um corpo morto, mas verdade seja dita, que muitas vezes e melhor nao  ter certas consciencias sobre certos factos, digamos que e mais...comodo e confortavel, nao sera? e ignorando vivemos sempre melhor, ou talez nao.

"Body Worlds" como se chama em Vancover tem levantado polemica desde que ca chegou pois parece que a igreja esta muito indignada com tal obra, pois esta se segundo eles estamos a tocar em materias que pertencem ao conhecimento divino que seria melhor estar esquecido, mas isso faz me levantar uma questao, se estamos a ver corpos mortos de pessoas, sera que a alma destes esta em descanco? bem para isso teremos que acreditar na alma nao e.

Mas tirando toda essa reflexao sobre moral, morte e o corpo nao deixa de ser uma interesante exposicao que nos deixa ver coisas que nos estao escondidas devidas as nossas limitacoes fisicas, mas nem por isso uma boa reflexao e discuccao sobre esta nao incomoda nada, porque tudo que existe debaixo do sol merece sempre algum tempo ser pensado, mesmo quando nao chegamos a conclusao alguma.

Mas porque precisamos de conclusoes? se o tempo historico e social, e as expericias dos outros, nos mostram tao relativo sao de facto o que tomamoso por verdadeiro sao tao mais flexiveis do que julgamos...isto da panos para mangas..mas voltemos aos corpos..dos outros.

Body Worlds encontra se no Science World http://www.scienceworld.ca/ , se alguma vez viram uma foto area de Vancouver, e aquela bola pontiaguada, e e nesta que todas as geracoes veem aprender sobre o mundo da ciencia e natural, nos seus principios mais basicos e aceciveis porque ciencia e coisa complicada e complexa.

E sem duvida uma exposicao que criara discucao e reflexao em todo o lugar que va, mas assim de tudo isso deve se porque os corpos dos que vemos por mais distantes que possam parecer, nao passam de reflexo dos nossos proprios corpos sao na realidade...se alguem se preocupar com o seu bem estar fisico depois de ver esta, arte sim pode mudar o mundo e todos nos no processo.

E em ultima nota, ate um melhor amigo do criador desta exposicao, Dr. Gunther von Hagens, esta planitado nesta mesma expociacao e o proprio doutros tambem deseja ser plastinado como as suas obras, da que pensar.....

1 comment:

Anonymous said...

Bah muito legal gostei muito! e nao sabia desse lugar em Vancouver hhehe

beijos beijoss beijos beijoss