Saturday, October 30, 2010

O mito do Heroi (canadiano)

Certas sociedade tem a nessecidade de herois, nao conseguem subreviver sem eles e tem de os criar seja atravez de cenarios de guerra, ou actos de heroismo quotidiano. Em Portugal temos tambem os nossos herois, mas nao lhe damos tanto valor quanto os canadianos o fazem, aqui herois fazem se sempre de actos heroicos de salvar pessoas dos males da modernidade como fogos e crimes, a militares mortos em guerras muitas vezes inevitaveis, herois estao em todo o lado.

Mas para se fazerem herois e preciso sacrificio, sangue e um bo montao de coragem e assim de fez a America dos tempos mais antigos ate a modernidade, e se o pragmatismo tem uma face e a do heroi mais inesperado dar a face por algo que e em si inesperado, talvez este ate seja a formula de como se fazem herois, mas nem sempre eles sao precisos diaramente e nem sempre eles surgem vindos do nada...assim se criam mitos.

Parece me que os mitos existem para criar mais mitos e heroes e assim se consegue muitas vezes elevar uma sociedade e custa de dor e coragem, e por isso acho que seria interesante ser discutido civilizadamente qual e o valor do heroi hoje em dia? qual e a sua utlidade social e politica? pois parece me que certamente deve ter alguma, que faz alguem um heroi ou uma vitima de algo fora do seu control? e quais sao is limites do heroismo e da cobardia?

Parece me que num mundo tao complexo como o nosso e bom lembrar os herois do passado e do presente e ver e pensar bem no que eles nos mostram e tentar, o que nao sempre e facil, ver a realidade da ficcao, a nostalgia da propaganda ou,  os erros das verdadeiras vitorias e tudo que ser heroi deve realmente significar..Nao digo que herois nao fazem falta, que o fazem, sem duvida, mas muitas vezes ha muito que encobre a nosaa visao e memoria, e ate mesmo percepcao, sobre o que eles realmente sao, e os efeitos que  eles tem na nossa mente colectiva....Herois presicam se, mesmo os irreais!!



No comments: