Saturday, October 09, 2010

Portugueses entre portugueses

    Como seremos nos la fora entre nos mesmos,  portugueses? bem tenho que dizer que ha de tudo, e acho que a melhor comparacao de como somos no estrangeiro e muito igual a como somos em Portugal, perdoem me a expressao, somos os caes na maior parte das vezes uns para os outros. Estar no estrangeiro pouco nos muda e quando me refrio a mudar falo de sermos mais simpaticos e amigaveis uns com os outros, mas nao fazendo isto por conveniencia, mas na forma mais honesta o que nao acontece.
  
    E as comadres que o eram em Portugal umas senhoras que nao paravam caladas a dizer disparates, sao no a mesma e ate em outra lingua, senhores com mania das autotoridades nao mudam ca, sao capas ate de ser piores, mas felizmente ha algumas excepecoes.
   
   Nos deveriamos ser melhor uns com os outro no estrangeiro, mas infelizmente coisas estupidas como inveja, o dito statues que desaparece mas nao na mentalidade portuguesa, ma educacao e ausencia de pensamento critico e de analize, parece nao existir, e viver no outro pais torna se para muitos uma repeticao de uma repeticao do que ja todos conhecemos na patria natal. Imigrar torna se para muitos uns excape, mas essa fuga e so relativa na medida em que decidimos ignorar algumas coisas que nos fazem portugueses e aceitar outras que nao nos pertencem e por vezes, o que se decide escolher e ignorar nao e tao claro quanto parece..
  
   Talvez seja por isso e nao so, que me afasto da comunidade portuguesa, somos muito nos e muitos ate criam afinidades familiares com os canadianos louros de olhos azuis, para que fiquemos mais proximos da especia acima na cadeia alimentar desta sociedade e esta aproximacao e mais por conveniencia, pois se nos tem que ver ligados com alguem que nos vejam com aos canadianos, tal e a nossa vontade de progredir. Mas ha quem goste mais de ter afinidades com outras culturas digamos mais, minunitarias, mas sao poucos na comunidade portuguesa aqui em vancouver, portugues so entre portugueses ou  canadianos, com asiaticos , que os ha muito aqui, nunca vi mas se existir, e raro.
  
   Ha amisades que se criam na experiencia de imigracao entre portugueses, que crescem e se desenvolvem, muitas vezes intereses comuns a uniren, mas na maior parte do tempo somos um povo fechado quanto mais velha e a geracao a que olhamos, mas mesmo a mais jovem, nao deixa de ter os seus males de se sentir demasiado canadiana e indefinidamente portuguesa. Para a geracao mais jovem de descendentes portgueses, ser portugues torna se algo quase imaginario, mas no entanto as geracoes mais novas por mais amor que tenham a um pais que nao conhecem e so tenham os valores que os pais lhes ensinaram, sao sempre mais canadianos e portugal e sua cultura torna se mais uma cultura de "conveniencia" que e sempre bom ter a mao.

  Vive se no canada numa cultura em que o agora vale mais do que o que passou, que importancia tera para um jovem de 2 ou 3 geracao os feitos historicos portugueses? muito pouco, de facto muito do nosso orgulho de sermos portugueses devia ser mais interesado na nossa cultura pois vive se muito em ignorancia de quem somos e do que fomos, sabedoria e conhecimento devia ser estimulado na comunidade, todas as geracoes ganhariam com isso.
  
   Ter saudades da patria ou angustia do que ela se tornou nao nos faz melhores noutras terras, talvez nos ajude a vancar a a lutar, mas como comunidade, muitas vezes invizivel aos olhos da maioria, ainda somos um grupo de gente com muito para melhorar, pois deveriamos nos inter-ajudar mais, em vez de como alguns fazem, de se juntar a igreja com os unicos fins de criarem fortunas sem terem e nem serem devotos de desta.
   
   Portugal esta em crise, desde a muito tempo e talvez a crise nem seja so das geracoes dos boom or dos mais novos e a sua solucao para o nosso pais e para as comunidades alem mar talvez seja a mesma, a de nos sinceramente nos ajudarmos sem ter outros intereses por detras que nos dividem mais do que unem.

No comments: