Wednesday, October 14, 2009

A Arte que nos/me falta...

Cada vez percebo mais e tenho mais a certeza de que nao fui feito para o mundo da pastelaria e ao me aperceber de tal facto, sinto a falta de algo...falta me algo, talvez me falte saber o que e preciso fazer para me livrar de vez da maldicao dita linhas atras. Bem sei que este blog devia ser sobre Vancouver e a experiencia canadiana da imigracao, pois bem, esta e uma amostra dessa mesma experiencia, sou de acreditar que os meus dilemas embora pessoais, nao deixam de ser "universais" e que muitos os conhecem ou ja conheceram.

Verdade que podia me livrar de vez desta condicao de pasteleiro pois sei que nao fui feito para fazer bolos paes ou seja la o que for que inclua farinha, ovos ou acucar. Certo que ja muitas vezes me veio o desejo de dizer que queria sair, mas preciso de um plano B ou C e estes tem me feito pensar bastante... chegando a algumas conclusoes.

Os leitores devem se perguntar porque razao digo nao ser feito para ser pasteleiro, essas sao muito simples de explicar. Depois de ja passados 2 anos a fazer pastelaria ceod percebi que neste meio estao longe de fazer parte dele pessoas que se interesem por livros cultura ou algo que de alguma ginastica a mente e apercebi me tambem que este e um meio cheio de grandes, cheios e arrogantes egos em que a unica coisa que lhes interesa sao as suas secretas agendas pessoais, sem nunca esquecer o lucro a qualquer custo.

Neste meio ou se faz ou nao temos nehuma utilidade e e este lado de utilidade que muito me incomoda, porque no final de tudo do trabalho de pastelaria, o meu real valor vem do resultado dos bolos e bolachas que faco, claro que percebo que e bom manter um constante padrao, mas e o facto de nos verem a nos pasteleiros como maquinas que mais me chateia. Eu ali valho pela quantidade, rapidez e eficacia de coisas que faco, a diferenca entre mim e uma maquina e que a maquina nao tem beneficios e nem recebe salario, de resto somos iguais!!!
Bem sei que este sistema existe aqui e em todo o lado, faz parte de como as coisas sao, e a logica da industria e da mentalidade capitalista, essa mentalidade capitalista, que por mais dinheiro que tenha quer sempre mais, mais e mais rapido, e este e o fim desta objectivacao dos pasteleiros, neste caso. Objectivacao do ser, lucro rapido, incencibilidade/falta de empatia, muitas vezes, pelo lado humano de quem faz e ai estao as principais razoes pelas quais nao encaixo neste meio!!

A alegria dos chefes valem pelos lucros ou ausencia destes e no caso de um mau resultado, levam todos, e preciso mais disto e daquilo, mais eficacia, rapidez de producao...mais mais e mais, sempre mais enqunto a empatia humana se reduz a cada exigencia e ordem!!!

Quem me conhece sabe que esta forma de ser e de estar e algo estranha a pessoa que sou, no entanto esquecime de referir algo muito importante que e ao juntar a estes factores todos e por causa dos seus efeitos directos, falta me paixao pela area, PAIXAO, que somos nos sem PAIXAO? Somos tipo o espantalho do feiticeiro de OZ que queria um cerbero...somos apenas espantalhos que vamos ao sabor do vento!!!

E sinto me um espantalho na minha vida em consequencia do meu trabalho e este e o meu dilema pessoal, e o que me falta? encontrar a Arte/Cultura/Sociedade que tanto gosto e aprecio e fazer dela e minha vida, ai e onde vive a minha Paixao!!!

1 comment:

Ricardo Ribeiro said...

É pena!! Mas se não tens a paixão, mais vale a pena desistires. Agora se a tiveres (um bocadinho que seja), acho que te fica mal criares alibis nos chefes, nos lucros, ou naqueles que não se interessam por livros!! Na minha opinião e é só a minha opinião, tu é que não te interessas a ti próprio!!
Dentro desta área estamos a ver jovens pasteleiros a progredir, a fazer carreira. Hoje em grandes hóteis, por esse Mundo fora: Japão, Dubai, Itália, Espanha, os melhores de Portugal. Eles vão aprender para o Estrangeiro, junto dos melhores, mas levam a nossa cultura e ... juntando os dois criamos coisas fantásticas. Mas isso são eles que querem aprender!! Que não desistem!! E sim são respeitados, e ainda vão ser mais. Jovens!! Vais ouvir falar: Francisco Siopa, Luca Arguelles, Leonor de Sousa Bastos (flagrante delicia -procura na net), Jorge Costa (Dubai), Telmo Mouquinho (Itália), etc.. Estes sim, são lutadores e verdadeiros apaixonados. Se tens um pouco disto, não te lamentes. Avança!

Ricardo Ribeiro