Tuesday, October 06, 2009

Treta (BullShit)

Tenho andado a pensar e cada ve mais acho que o que faz andar o mundo, nao so ou apenas sexo poder ou dinheiro e por vezes religiao ou moralidade, mas sim treta ou bullshit em ingles, mas que tem isto haver com o facto de ser imigrante no Canada? tudo, porque nao ha imigrante neste mundo que nao tenha levado com uma centana de tretas seja de quem for so para fazer a sua vida normal.



E verdade, nos somos imigrantes porque ja nao aturavamos as tretas que nos diziam no nosso querido pais, mas elas sempre nos perseguem. Ok tenho que admitir tambem que a treta, ou bullshit e algo intemporal e ultrapassa culturas, essa conclusao talvez velha do facto que numa sociedade multi cultural e facil achar e nos apercebermo nos das tretas que os outros nos dizem a nos e nos lhe dizemos ou fazemos a eles, sejam eles quem forem e falem que lingua falem. A treta e Humanamente Universal ao que me apercebo.


Mas o que mais me surpriende a mim -vivendo eu a 5 anos no Canada, essa grande potencia economica invejada mundialmente e ate muitos a chegam a querer imitar- e o facto de eu descobrir, e nao so eu, que nao deixa de ser espantoso como esta sociedade que tanto foi influenciada pelos britanicos a nivel social ao politico , entre outros, ainda hoje usa a bullshit/treta como forma de fazer a sua sociedade, mais precisamente cooperacoes funcionar atravez da treta...a mim isso expanta me bastante, mas e um facto.


Verdade seja dita, quem viaja de ferias a um pais seja ele qual for nem sempre as tretas desses paises sao faceis de ver. Quem vai a Portugal conhecendo a cultura certamente acha com facilidade as tretas que nunca desapareceram, mas quem vem ao Canada sem nunca ca ter estado, levara algum tempo as encontrar, mas com atencao elas aparecem, garanto, logo parece me que ha uma logica da treta/bulllsiht, que quanto mais evoluido o pais mais sofisticada e de ser encontrada alguma treta, enquanto que os paises menos desenvolvidos, a treta torna se algo um lugar comum...

Uma nacao ou organizacao para existir, e para um individou viver com algum conforto psicologico, parece me que, este tem de acreditar em alguma treta....acho que e bom dizer que todos nos dizemos mentrias a nos mesmos, de alguma forma, enganamos os outros para benefeicio pessoal, suavisamos o que nos magoa, entre muitas outras coisas do genero, fazendo isto tudo do incrivel universo da treta/bullshit...pode parecer cinismo, mas e a verdade, parece me.

Nao precisamos de ficar deprimidos, sentimento ja meu conhecido, por causa da treta que nos fazem ou que nos fazemos ao outros, se alguma vez chegamos a ter consciencia honesta das nossas accoes em relacao ao outros, mas o certo e que ha muita treta no mundo e em nos..

Termos consciencia da treta que ha pelo mundo a nossa volta e em nos, e sempre saudavel, mesmo quando vivemos fora do nosso pais, mas por termos vindo de fora, parece me que e mais facil apercebemo-nos da treta que nos e feita e que fazemos, para nos safarmos ou para lixarmos alguem..Nada como deixar de ser estupidamente hipocrita, para a treta parecer mais vinda do coracao, e logo mais perto da Verdade.

Mas cada um faz o que pode para viver neste mundo cheio de tretas e treteiros ( que fazem a treta)...saude amigos leitores..

No comments: