Wednesday, October 07, 2009

Outros Filmes.....

Deste que comecei a namorar uma querida e doce filipina um dos mundos que se abriram foram os cinematograficos, tivese eu namorado qualquer outra cultura o meu interese e curiosidade teria sido a mesma. Sempre estive aberto a outras cinematografias, mas o dificil sempre acho e saber como achalas, dai a explora las em detalhe e um paco. Se alguem quje me le conhecer algum filme ou directores nao muito conhecidos seja de que epoca ou estilo for, estarei aberto a conhecelos, obrigado ;)

Um dos genero da filmografia fillipinos que mais me tem atraido e o horror, nao so pela moralidade e analise que faz da psicologia humana como os filmes de terror fazem, mas tambem pelo facto de este genero mixturar nas suas historias muito das crencas pagans pre espanicos. Da crenca em "encantamentos"ou fantasmas para nos, a forcas estranhas da naturesa, sem esquecer a historia de uma jovem que se ve confrontada com os medos dos passado...tudo muito cheio de mitos e lendas que ainda existem nas filipinas e que o cristianismo nao eliminou.

Verdade seja dita, que eu estou aberto a ver filmes de outras origens que nao seja so e apenas americana, porque acredito que ha uma rica e vasta filmografia espalhada por esse mundo fora . E acho que e com conhecimento disto que se realiza anualmente varios festivais de decumentarios e filmes de caracter internacional. http://www.viff.org/home.html ou http://www.vifc.org/home.htm o ultimo site pertence a um teatro somente dedicado a mostra constante de filmes internacionais.

Recentemente dei comigo a entrar numa loja dedicada a 100% a filmes chineses, koreanos e japoneses, e sei que para certos asiaticos deve parecer algo estranho um homem branco se interesar minimamente pelos filmes que eles veem, mas nem por isso deixei de avancar. E guiando me pela capa que ao que me parece deve mostrar a essencia e o ambiente da historia lia contanda, la comprei 1 filme..

Para os curiosos aqui deixo 2 sites de filmes filipinos http://www.filipinomovierentals.com/ e http://www.pinoymovierentals.com/ .

Com o passar do tempo de namorarar a minha namorada e tendo ja visto varios filmes, novelas e concursos filipinos, dei comigo a ser fa de uma belissima actris filipina de seu nome Marian Rivera e e preciso que se diga que ela nao e so uma cara bonita ou mesmo uma boa actris, pois antes de se tornar actris formou se em psicologia na universidade De La Salle University-Dasmariñas, tendo esta nascido, curiosamente, em Madrid, mas falando Taglog, pelo que me apercebo, fluentemente. http://marianriverainfo.blogspot.com/

Bem sei que podia dedicar umas linhas ao cinema portugues, mas depois de pensar bem no assunto, percebo me que as Filpinas que embora sendo um pais mais pobre e conturbado que Portugal tem algo que se acemelha a um industria cinematografica, basta olhar os sites que dei. Portugal pode fazer filmes e decomentarios, como sei que faz, no entanto falta capacidade de divulgacao e ate mesmo interese de quem podia os divulgar, por exemplo nos os imigrantes.

Certo e que nos os imigrantes nao perdemos nunca de ver na RTP internacional pela 200000 vez de ver o "Patio das Cantigas" ou o "Capas Negras", mas o problema vem da questao, "sera que os outros se intersariam por esta historia, tao pase??" talvez sim...

Nos portugueses, nascemos e vivemos de nostalgia e alguma melancolia, nem sempre positiva, mas ela nunca nos larga isso todo sabemos, possivelmente, esses sentimentos que sempre veem exprecos nos nosso filmes sejam o melhor forma de os dar a conhecer a outras culturas por mais que nos nem sempre tenhamos uma visao muito positiva do nosso pais e por estencao a nossa arte.

No comments: