Wednesday, October 07, 2009

Jornais de Vancouver

Viver em Vancouver e nao estar informado do que o a rodeia e algo estranho de acontecer, a nao ser que quem ca viva nao queria realmente saber do mundo, para comecar ha uma quantidade enorme, dos quais vou falar, de jornais e revistas que sao totalmente de graca, sim eu disse de Graca e so pegar e ler.

Os 2 jornais mais lidos em Vancouver, de publicacao diaria, sao o 24 Hours http://vancouver.24hrs.ca/ e o Metro http://www.metronews.ca/vancouver abordado estes tanto temas locais como internacionais e os media, sao sem duvida uma boa leitura que na preca de chegar ao trabalho se podem ler em 10 min. Quem quizer conhecer os problemas e as conquistas canadianas ou das principais cidades canadianas estes jornais sao optimas fontas de informacao.

Numa nota mais diferete, pode se tambem achar uma revista que aborta a experiencia da imigracao, que nunca deixa de ser tao universal nas suas conquistas e perdas, http://www.canadianimmigrant.ca/ esta e sem duvida uma muito abrangente sem deixar de ser profunda revista que toca em temas como a cultura, sociedade, carreiras entre outras..atravez do olhar 100% imigrante, recomendo a todos que leiam.

Para quem quer informacoes sobre as actividades sociais e culturais de Vancouver, nada como ler um dos mais lidos jornais chamado Straight http://www.straight.com/ do teatro ao cinema, a gastronomia e musica e sempre com uma perspectiva canadiana, ou neste caso de Vancouver. Uma revista sempre no topo da onde, fazendo anualmente a escolha do que de melhor ha em Vancouver.

Existe tambem em vancouver uma revista totalmente dedicada a tematica gey e lesbica, tendo como o seu nucleo a rua Davie, a rua mais gay de vancouver, claro que o facto de os gays terem uma voz nesta revista nem por isso deixa de haver descriminacao em relacao a esta forma de viver a sexualidade, ainda ha muito a ser feito nesta area, prova disso e a vasta tematica aborada pela revista Xtra, http://www.xtra.ca/public/National.aspx e de admirar quem escreve esta revista, pois sao tratados temas relacionados com a sexualidade e a sociedade de forma tao directa que pode chocar a algumas sencibilidades, mas e preciso nao esquecer que quem escreve este jornal sente se excluido e nao aceite..mas nao deixa de ser uma boa e interesante leitura.

Em relacao aos jornais feitos por "indios" mais conhecidos no Canada por "first nations" ou primeiras nacoes, numa pesquiza foi me dado achar um arquivo da Universidade da Britich Colombia, http://www.library.ubc.ca/xwi7xwa/journal.htm sendo este jornais um pouco mais academicos.

Mas ha tambem uma revista, de grande qualidade feita por jovens primeiras nacoes de nome Red Wire (arame vermelho) http://www.redwiremag.com/ que aborda todos os traumas e dificuldades que ainda hoje sao sentidos pelas primeiras nacoes no Canada, e preciso nao esquecer que na ha na politica canadiana um so ministro primeira nacoes e que muitos deles vivem dependentes de dorgas e com situacoes familiares e pessoais muito sofridas. E interesante ver o que eles sentem atravez embora muitas vezes sente na sua arte e escrita alguma raiva e dor de ser marginalizado na sua propria terra, enquanto a sua cultura era apagada e esquecida em nome de Deus, por o homem branco a ver como inferior...hoje a voz dos "indios" pode ser ouvida e lida aqui no Red Wire.



No comments: