Saturday, October 03, 2009

Cidadao Canadiano

Recentemente fiz o exame que me dera a possibilidade de ser cidadao canadiano, em 20 perguntas perguntaram me sobre a geografia, as leis, politica e cultura canadiana, no entanto para mim as coisas nao sao tao simples como a resposta correcta a 20 perguntas, dando me isso direito a ser cidadao canadiano se estas estiverem correctas.


Muitas vezes tenho me perguntado o que me falta para me sentir e ser candiano, por falar ingles isso faz me canadiano? sim e nao, por trabalhar num ambiente multi cultural isso faz me canadiano? sim e nao...Parece me a mim que por mais que eu tenha o nessecario para ser cidadao canadiano, falta me viver, e eu digo Viver de forma canadiana.


A minha vivencia quotidiana basease em 3 coisas, trabalho, namorada e casa...claro que vou ao cinema com a minha namorada, vou ao centro comercial, como muitas vezes fora..tudo muito canadiano ou moderno , como queiram, no entanto, falta me o convivio a canadiana, por isso eu sou o unico culpado.


Acho que talvez se tivese mais convivio canadiano as coisas mudariam, mas no entanto penetrar na alma canadiana e algo labirintico, baseado nas tentastivas do passado. Mas no presente o facto de nao ter tanto convivio com ou a canadiano, basease no facto de tal como muitos outros imigrantes experimentaram, muito trabalho e pouco convivio, resulta nisto!!


Viver fora nao e facil e isto deve se a algo muito importante que o conforto de viver na nossa nacao nao nos permite aprender e a licao e esta, quando vivemos fora e comecamos a perder a esperanca e os apertos parecem nao ter solucao e ninguem nos ajuda, mesmo os da nosssa comunidade, mesmo quando temos contacto com estes, so nos temos de prestar contas a nos mesmos...verdade que isto tambem existe no nosso proprio pais, mas aqui tudo e bastanten pessal, acho.....


Perdao pelo desabafo, mas tem se por vezes a ideia que esta fora e algo de positivo e maravilhoso e por vezes ate simples, nao e. E ser cidadao? tras as suas vantagens a niveis legais, mas no entanto isso estal onge de garantir que somos de facto canadianos em muitos aspectos da nossa vida.




1 comment:

Anonymous said...

Olha só quanto tempo mesmo.. Ainda bem que você ainda escreve em português... Rsrsr Saudades! Fran