Tuesday, April 27, 2010

100


Este e o exacto centagesimo artigo que escrevo desde que comecei a 5 anos atras, verdade que nem sempre escrevi, muitas vezes por falta de ideias ou de comentarios e verdade seja dita que receber comentarios sempre da mais forca para que continuemos a escrever, e como um escritor receber um grande elogio de um livro, sabe sempre bem. Mas o que me levou a comecar um blog sobre a minha experiencia canadiana? eu quando cheguei ao canada comecei por ser editor e por vezes escritor de um jornal da seguda geracao de portugueses, agora luso canadianos, chamdo "Lusitania", mas aconteceu que raras eram as vezes que os meus artigos eram publicados la, por razoes que ainda hoje desconheco, talvez eu escrevese bem demais portugues ou fosse demasiado profundo e complexo nas minhas escritas para este jornal, quem sabe, certo e que poucas vezes o meu nome apareceu la.

E foi como forma de dar a conhecer outra forma de ser imigrante, que quis e quero dar a conhecer este blog, pois ha muitas formas de estar na imigracao nao so aquelas que houvimos falar ou  que os media nos tentam vender, porque ser imigrante nao e nem feito de heroismos que tocam o epico, nem de vitimas, muitas vezes e a maior parte das vezes, ser imigrante e estar no meio destes dois extremos. Tendo nascido imigrante pois creci em africa, sempre vi a experiencia da imigracao como algo natural e sempre rechiado de pequenas vitorias e ocasionais falhancos, mas isso ate acontece mesmo na nosasa terra natal, logo e experiencia da imigracao so difere na geografia, lingua e cultura onde estamos a viver.


Estes 5 anos de blog forma anos interesantes onde conheci pessoalmente o professor Joao natural dos Acores, que veio conhecer Vancoucer e muitos outros, alguns parecem me ter desistido dpeois de eu lhes dar a conhecer um pouco da real realidade da experiencia da imigracao e das dificuldade do inicio do processo. E verdade, ha muita gente a querer sair de Portugal, que nos diz isto de nos no mundo de hoje? e que nos diz do nosso pais? deixo as perguntas a quem me ler.

Os objectivos deste blog nao mudaram desde o seu inicio e serao sempre o de querer mostrar outra forma de ser portugues fora de Portugal e de procurar perceber o mundo e a vida num mundo com formas de ser e estao tao unicas como sao a dos canadianos, porque para mim, so serei 100% canadiano no dia em que os canadianos me aceitarem como pertencendo a eles em vez de procurarem, quando me conhecem, saber de onde vim....de onde vim? o meu BI diz de Portugal, mas inteiormente sempre me senti cidadao do mundo e essa possivelmente seja a minha real indentidade e de onde venho e onde quero viver e conhecer mais e melhor!! o Mundo!!!!


2 comments:

Unknown said...

Ola tiago. Tambem sou portuguesa. Cheguei ao Canada ha cerca de 2 anos e tambem estou em Vancouver. Actualmente trabalho para uma pequena empresa familiar portugues mas estou a procura de emprego. O meu email e: shizuka__@hotmail.com

Ricardo Matos said...

Boas! acredito que seja frustrante não receber quase qualquer resposta por estes magnificos post's que tem publicado!

Estou a fazer 17 anos e quando acabar o secundário provavelmente vou imigrar para o canadá, mais especificamente, para vancouver.
Até lá vou procurar conhecer o maximo possivel do país como aconteceu agora quando encontrei este óptimo Blog!

Ricardo