Thursday, April 22, 2010

Trabalho de Imigrante: parte 1


Trabalho de imigrante pode se resumir em poucas palavras, e uma autentica porcaria e cheio de ambientes e pessoas estupidas, incompetente e que muitas vezes mascaram uma profunda irresponsailidade por detras de grandes e ocus egos. Nao nego a existencia de ambientes e trabalhos de imigrantes onde ha um ambiente de respeito e de verdadeira cooperacao, mas esses sao uma raridade. A razap porque escrevo isto deve se ao facto de detestar o trabalho que fasso e as  pessoas com quem trabalho, sim o mundo da pastelaria e um mundo estupido e cao onde se trabalha onde reina a "lei do mais estupido" e curiosamente os mais estupidos sao os que mais ganham e tem mais responsabilidade.

Trabalho de imigrante e caracterisado por uma enorme incencibilidade e empatia dos que lideram tudo em nome do lucro facil e a qualquer custo, e verdade que este nao e so do canada, mas neste esta atitude e feita a norma e e nas costas dos imigrantes que este pais enriquece, nao daqueles que trabalham nos bancos na baixa, muitos destes brancos e sempre em lugares de poder...multi culturalism, ele existe sim, mas quem manda, brancos  que sempre cervem os seus proprios objectivos escondidos por detras dos intereses das empresas onde trabalham.

Bem sei que a minha experiencia nao se pode generalizar mas depois de varias experiencias de trabalho um padrao surge e este em nada me parece agradavel, mais recentemente uma chefe desistiu do trabalho onde estava sendo esta uma chefe muito proficinal e competente e com grande empatia com quem trabalhava, quem a veio subestituir foram 2 chefes que alem de totalmente desprovidas de empatia e respeito por nos seus empregados exigem mais e mais e condenam qualquer critica aos seus erros, de certa forma nos nao passamos de maquinas ao seu servico, isto e condenavel num pais como o canada, mas visto estarmos ate aqui a viver uma crise economica que parece ir recuperando, empregam se chefes que nao sabem o que fazem e que nao valem o salario recebem.

Que chefe com alguma intelegencia ,diz ao lider do grupo de pasteleiros que depois de varias criticas de mal estar em ralacao que e preciso estar sempre alegre e com um sorriso quando se trabalha?? que hipocrisia!! mas acontece no meu trabalho e mais, quando estes sabem que nos falta tempo para produzir tudo o que e preciso produzir, nos dizem que temos de criar mais produtos novos que eles querem adicionar a nossa vasta lista?? bem, os meus chefes fazem isso! A mim parece me que estas accoes fogem ao senco comun, no entanto elas sao permitidas pelos chefes superiores, e mais exemplos existem.......isto e uma vergonha e uma estupidez feita pelos meus chefes.


*******************************************************************************


Como e que nunm pais como o canada e permitido que se trate os empregados como objectos tudo me nome do lucro? e isto a que se chama civismo  no lucal de trabalho? e bom falar de tao moderno este pais e e de tao desenvolvido que ele e, e um facto nao o nego, mas o que nunca paramos para pensar e o que se encontra por detras dessa mesma riqueza e desenvolvimento. E verdade eu estou as viver a experiencia de chefes incomepetentes como parece haver muitos, pareciso a quelas historias que os imigrantes contam quando chegam a um pais estrangeiro, todos nos nos queixamos de alguma coisa e bem sei que muitos ja passaram por bem pior que eu e dizer que "e a vida de imigrante" e dar um suspiro de dor em nada resolve as coisas como nos portugueses sempre fazemos, isso nao me serve!!

Num pais desenvolvido deveria se vivesemos todos num mundo perfeito, que nao vivemos, haver tambem sencibilidade e intelegencia para saber que chefes que ignoram os seus empregados, lhe dao mais do que eles podem fazer e pensam que ser chefe e so exigir e criticar, certamente mereciam aprender a forma corecta de tratar quem lhes da muito do mal investido dinheiro que recebem. Bem sei nao e so no canada,. mas poxa o canada tem tanta boa fama a varios niveis de respeito em relacao aos outros, mas ao que parece nao passa de um monte de iluzoes, para mim e condenavel haver chefes assim, que naminha cuirta experiencia ja sao os segundos que apanho e sem duvida os ponho nos segundo piores ate a data.


Sera que por vivermos num mundo capitalista teremos que acetiar coisas deste tipo? o capitalismo merece tanta "devocao", certamente nao da minha parte, que pomos de parte a nossa dignidade e respeito que merecemos, para que objectos que produzimos, seja eles quais forem, sejam mais importantes do que nos??
Onde esta a nossa humanidade? para onde foi o honesto trabalho em grupo  e a integridade moral em relacao aos outros, sejam eles de que parte da heirarquia estes pertencam, onde esta?? Sim o capitaslismo faz nos viver bem, para a grande maioria que tem emprego e permitenos ter uma relativa liberdade ( tambem bom topico de discussao) e em troca disso, de um emprego de do $$ que ele nos da deixamo nos ser tratados como deficentes ou ignorados a varios niveis como seres humanos??

sto nao e escravatura ec certo, mas por vezes pergunto me se a chicotadas e as correntes nao mudaram de forma para serem algo mais subtil, psicologicamente inaceitavel, entre chefe e empregado, e igualmente opressivo. Esta e o que se esconde por detras tanto da imgracao como por detras do capitalismo que todos nos adoramos e achamos tao belo, mas que de belo nao tem nada e no seu interior esta podre, ocu e deshumano. E depois vem o medo de perder emprego ou achar outro emprego so porque somos lixo no emprego actual, que mundo e este? que estamos nos a deixar que nos fassam? quem somos nos que mentimos a nos mesmos, so para termos um emprego e um chefe que nao vale nada? Vivemos de tanta hipocrisita neste mundo cego de dinheiro, tanto por nessecidade como por ganancia, que nos perdemos como ser humanos e individos.....deviamos ter vergonha do quem somos e de como nos tornar-mos!!!!!!!!!!
 

1 comment:

Unknown said...

Gostei do que escreves-te.. Infelizmente o Mundo anda assim.. Quem ganha dinheiro é que é gente neste mundo.. Quem ganha menos não é ninguem..
Gostei dos teus comentarios.. Continua.. Parabens