Friday, April 09, 2010

ARTE publica

Vancouver sempre foi uma cidade feita arte, ou arte feita cidade, pois e possivel nesta devido as condicoes de luz, espacos publicos, arquitectura e assima de tudo o espirito de abertura dos canadianos mostrar em espacos publicos instalacoes, esculturas e tudo mais que se possa fazer artisticamente. E e importante reparar que muita da arte que se mostra exige interaccao com o publico, longe vai o tempo em que a arte era so para ser vista e analizada, hoje em dia nos, os espectadores e por fezes exigido indirectamente, que interagamos com a arte que esta a nossa frente.

E um conceito clasico que e o espectador que da signifcado a arte, hoje ela so tem signficado se agirmos em relacao a ela, mesmo que esta seja de repulsa. Em vancouver muita das instalacoes e esculturas parecem ter em comum uma reflexao da cultura canadiana e sobre a modernidade e o nosso papel nela, mas visot que posso estar enganado sugiro a quem me le que se poder as possa presenciar e tirar por si as suas proprias conclusoes. e sem duvida de grande valor que possamos ter arte na tao metropolitana cidade de Vancouver onde todos nos que vivemos dela a transformam a cada dia e sao transformados por esta e isto nao so a nivel metrologico ou de trafico automovel, essa transformacao e algo bem mais profundo e existencia.

Aqui deixo um site para quem tiver curiosidade em conhecer alguma da arte publica de vancouver
 http://olympichostcity.vancouver.ca/cityhighlights/thecreativecity/publicartprogram/#1 , eu sou da opiniao que por mais pequena ou grande que seja uma cidade seja nas americas, europa ou asia da sempre uma grande riqueza e poder a propria cidade ter exposta Arte para que os habitantes desta possam expandir os seus horizontes sem terem que se deslocar a galerias. Arte pode ser exigente, profunda, superficial ou transcendente..mas nunca tem como objectivo deixarnos dormentes em relacao a algum topico ou ideia sobre o qual nunca pensamos, talvez, boa arte faz bons cidadadoes...logo e preciso haver arte e nossa volta, talvez com isso o nosso mundo interior possa se expandir por breves instantes.

No comments: