Friday, April 16, 2010

Mae, Sucesso e Canada

Quando se fala de historias de imigracao tenta se sempre destacar as grandes vitorias ignorando sempre as derrotas que a vida nos vai trazendo, fica bem tem que se admitir e todos, nos imigrantes, gostamos de mostrar que sair da terra de facto compensou, mas o que acontece e que as vitorias em terras estrangeiras  sao sempre um processo demorado. No entanto se eu for a pensar de um exemplo de vitoria em terras canadianas sem duvida direi que a minha mae esta nessa lista, estando hoje a trabalhar no consulado portugues aqui em Vancouver, mas acho para percebermos como ela ali chegou teremos que "rebobinar" a sua historia aos capitulos passados.....


A minha mae sempre gostou de Portugal, por mais defeitos e preconceitos que ele tenha e algumas sempre tao latinas qualidades, no entanto meu pai e eu sempre fomos de nos sentir mais livres e felizes  fora, logo quando veio a oportunidade de vir para o Canada viemos todos como uma familia deve fazer. O inicio nao foi dos mais faceis para a minha mae porque ao contrario de mim e do meu pai nos ja falavamos algo de ingles isso fez com que ela fosse para a escola, para o VCC, colegio de boa reputacao mas de menos claros objectivos no que se trata de arrecadar dinheiro de quem estuda la, e nao sou eu so o unico que pensa assim deste vos garanto.


E assim, a pouco e pouco minha mae la foi evoluindo no tao costoso processo da aprendizagem de uma lingua, ao mesmo tempo que ia dando aulas de portugues a canadianos interesados na lingua na sociedade de benevolencia de Vancouver. Mais tarde e no tempo de ferias trabalhou tambme no ja desaparecido restaurante Adega continuando sempre a ensinar portgues e a estar mais e mais a vontade e falar ingles, esforco este que foi de dificil a natural depois de talvez uns 3 a 4 anos.

Tenho que afirmar que, durante todo por muitos momentos de tristesa passou a minha mae a que todos os menbros da familia sempre tentaram tirar algum peso que estes causavam. Mas foi depois de de ter trabalhado num talho, damasiado portugues,  e ate mesmo "rustico", se e se me fasso entender, que veio a oportunidade de trabalhar no consulado a que muito se deve o facto de em Portugal minha mae ter trabalhado como secretaria do veriador em Santiago do Cacem, onde viviamos, mas do qual nao somos naturais. Logo talvez uma das morais desta historia e que muito do sucesso que se consegue a aqui vem do que deixamos e do que contruimos no nosso pais de origem.

Eu acho que sem sombra de duvida a minha mae alcancou o dito sonho americano  e mesmo portugues em terras canadianas e acho que ela sim deve ser vista como um exemplo dos esforco e da coragem que nessecarios para quem imigra e que comeca realmente do sempre vazio de esperanca, ""0"", mas que se elevou e respeitaveis alturas na comunidade e a nivel pessoal.

1 comment:

Mario said...

Tenho à mto o sonho de emigrar para o Canadá, principalmente a pensar no futuro dos meus 3 filhos (19, 15 e 11 anos).
Sou Bancário (46 anos) e a minha esposa (44 anos) é licenciada (universidade) em francês e Inglês. Achas que temos alguma hipotese de emigrar?
Por onde devo começar ?
Grato