Friday, November 19, 2010

Canada e a Monarquia Britanica

Monarquia, muitos perguntam se no canada e na inglaterra, por mais admiracao que tenham pela instiuicao, sobre qual e a real utilidade desta no mundo comtemporaneo. Verdade que princesa Diana troxe a muito custo e dor a monarquia britanica para o seculo XX e por mais inceuseco que o casamento com o princepe Carlos tenha sido, deve se muito a Diana os efeitos que ela hoje ainda tem na morquia atraves dos dois princepes que sao a prova da grande personalidade que Diana era.

A historia teria sido completamente diferente se Carlos tivese casado a dita amante, talvez mesmo a monarquia estivese a regredir, por mais que seja condenavel o princepe se casar com uma mulher divorciada, pois ambos partilham um espirito mais concervador e menos ligado ao mundo real que Diana tinha. Mas e a monarquia no Canada?

O canada gosta muito da sua monarquia britanica pos mais que sejamos legalmente independentes deles, nao nos conseguimos livrar do fascinio criado pelos monarcas, as joais, a longa vida da ranha, os canadianos amam isso, assim foram educados e assim educam as novas geracoes por mais distantes que se tornam destes e de toda a opolencia e poder simbolico que estes tem. Nas escolas canadianas, esta presente uma foto da rainha, celebra se o dia da rainha vitoria, mostram se fartura de decomentarios sobre a monarquia, quando alguem se torna cidadao promete servir a rainha..logo perder a ligacao a monarquia e a rainha no canada nao e um processo facil, pois parecem por mais que se evolua, ha sempre essa ligacao mesmo quando se acha que a monarquia ja deu o que tinha a dar por mais ligada que esta fassa parte da tradicao e historia canadiana.

O princepe William sabe que para a monarquia nao perder importancia tem que se adaptar e agir mais "normal" e menos arogantemente heirarquica como foi no passado, tem de ser mais proxima de nos humanos e a escolha para esposa, vendo pela personalidade que demonstra e intelegencia e um bom sinal para dentro do sistema monarquico e um bom guia para o seu futuro.

http://www.monarchist.ca/en/monarchy

http://www.filibustercartoons.com/canguide_1_mnrchy_pr.php

http://www.parl.gc.ca/information/about/people/senate//monarchy/senmonarchy_00-e.htm

No comments: