Friday, November 19, 2010

Herman Jose, Nostalgia

Herman Jose e sem duvida um dos grandes humoristas portugueses, e certo que nao e do agrado de muitos e muito se deve ao conhecimento geral que o humor dele exige dos expectadores. Antes dele o humor dele era situacional com o Raul Solnado ou o Niculao Bryner em que as personagens eram engracadas nos que diziam e faziam, mas depois de Herman o humor portgues mudou.

No passado devido as restricoes salazaritas o humor portugues era subtil e cuidadoso, mas com o 25 de Abril uma revolucao comecou no humor portgues, e o seu fundador foi Herman ate aos dias de hoje, quem nao lembra da polemica ultima seia no herman enciclopedia? e de tanta critica nasceo o emblematico Diaconio Remedios e infelizmente a mae deste remedios tambem famosa sexoluga tornaram se quase ficuras culturais numa sociedade fechada, concervadora e muito auto critica como e a portguesa ate aos dias de hoje.

Ao ver o Herman 2010, programa de entrevistas, ve se que e tempo de recordar e ao ver o que ele fez percebe se a sua importancia, por mais polemico que ele seja no humor a sua visao da sociedade portguesa e da cultura que poe no seu humor mostra que para nos rimos e preciso usar a mente..e usando a mente e rindo do comico na nosa sociedade o humor e a sociedade mudou com ele.

Vivem se tempos dramaticos em Portugal, dizer este facto e quase um cliche, pois todos o sabemos de tao tragica que a situacao esta e em stuacoes dramaticos e drasticas um humor semelhante surge com o Gato Fedorento e os Comtemporaneos, e acho que sem o Herman Jose tal humor seria impossivel parece me.

Aqui deixo em video tres humoristas portgueses, pois parece me que e facil ver atraves do humor deste o quao a sociedade e o humor mudou, o que muito temos agradecer o humor por vezes ofencivo de Herman Jose.






2 comments:

Mariana Silva said...

Caro Bloguer, tem toda a razão! O Herman revolucionou o humor em Portugal e de uma forma extraordinária! Mais, ou menos agressivo, mais, ou menos conspicuo, tem conseguido estar na crista da onda.
É hoje a prova viva de como com GÉNIO se consegue uma carreira tão longa, mesmo depois de tudo o que lhe tentaram (miserávelmente fazer para o calar). Hoje acompanho o programa semanal dele e provo semanalmente (passo a repetição) que a mistura da inteligência com o humor na conversa, e, ainda, o sketch puro e duro de qualidade, só ele mesmo consegue. A ver se um dia alguém conseguirá superá-lo. Para já, todos os humoristas que andam na praça são seus disciplos, ainda com muito muito muito para aprender, para além das caretas, dos sons estranhos e dos anuncios tematicamente repetitivos ad naseaum.

Parabéns Herman continuas a ser o Rei para grande parte dos portugueses!

Mariana Silva

Anonymous said...

Por vezes percorro o seu blogue.É com agrado, que verifico que apesar de viver fora do país, continua a acompanhar a sociedade portuguesa. Na verdade, não se enquadra no perfil- tipo do emigrante. Apesar dos erros ortográficos é sempre interessante ler aspectos sobre a sociedade onde vive e trabalha e a sua visão sobre o país onde nasceu.
Quanto ao humor ( de que o país precisa, agora, mais que nunca) o seu post faz a abordagem correcta e sinóptica. Ok, parabéns.

de um vilvalvense que talvez não conheças