Friday, November 12, 2010

Para la de simples desenhos

Recentemente comecei a colecionar novelas graficas, e e verdade que muitos acham isso um hobbie infantil e de adulescentes, pois pensam "que pode uma sequencias de desenhos fantasiosos, por mais bem desenhados que sejam, ensinar ou dizer alguma coisa de relevante para um adulto?" a questao e bem feita e com toda a razao, mas este tipo de banda desenhada, pois as novelas graficas sao a banda desenhada elevada a arte em toda a sua complexidade e detalhe, e por isso mesmo, esta longe de ter criancas como publico alvo.

Mas esta nao e a unica razao porque as novelas graficas sao destinadas a adultos assima de tudo, sem esquecer que ha uma enorme oferta de temas e historias para todos os gostos, mas estas sao acima de tudo ricas em cenas de violencia e sexualidade, mas sem deixar de ter algo que pensar tanto a nivel do personagem ou personagens ou da historia em si.

Nao fiquemos por aqui a nivel das novelas graficas, porque ha bem mais que elas nos podem oferecer se tivemos a capacidade de ver. Estas sao capases de em pouco mais de 10 paginas levantar questoes eticas historicas, sociais, e mesmo politicas mesmo estas acontecendo num mundo irreal, quem nao conhece a historia do lobo mau e dos tres porquinhos, ou da branca de neve? e fantasia todos sabemos, mas todos sabemos que nas entre linhas ha uma moral intomporal e alem fronteiras, e o mesmo se passa com as novelas graficas, que na sua fantasia e imaginario mostram nos a sociedade que somos e a moralidade que nos guia, e tudo que nos faz nos, nos.

Outro facto que tenho vindo a pensar e a notar, alguma vez viram as pinturas da Capela Sistina em Roma? se virem bem, exemplo em baixo, o que estamos a ver e uma versao em grande, e quase em banda desenhada devido, ao detalhe e a narrativa da historias da biblia, basta fazerem a comparacao entre o que miguel angelo fez e a banda desehada hoje em dia, nao serao semelhantes?
Vejam bem os contornos das personagens por exemplo,  logo deste a muitos seculos que a igreja sabe que se poser drama e tensao nas fotos, qual "banda desenhada", a mensagem aprende-se melhor seja ela de heroismo ou de medo e respeito a Deus..tal como na banda desenhada, ou novelas gracias o fezem hoje em dia.

E tambem importante nao esquecer que e atraves das novelas graficas ou banda desenhada que muitos aprendem licoes que so se saberao mais tarde ou que os pais nao tem possibilidade de ensinar sobre o mundo ou sobre o conhecimento pessoal de cada um, parece algo fantasioso eu ver desta forma as novelas graficas, mas todos conseguimos achar o mesmo que eu se nos esforcarmos para ir alem da superficie, e verdade, ir alem da superficie e do superficial, ou aparentemnte superficial, pode nos dar estes frutos. Porque tambem se a banda desenhada e feita por adultos investindo se milhoes na criacao de mundos e seres fantasiosos, talvez estes sejam destinados a adultos, talvez para que essa porta se abra, talvez tenhamo de deixar alguma coisa para tras...

Aqui deixo uma comparacao para que quem me le tire conclusoes, junto com alguns sites sobre o tema.




Capela Sistina

Novela Grafica
http://www.graphicnovelreporter.com/

http://www.dccomics.com/sites/essential30/

No comments: