Thursday, November 11, 2010

Um dia para Lembrar

Hoje celebra-se no canada o dia dos herois e todos aqueles que morreram e soferam nas varias guerras travadas por canada em nome da liberdade e tudo aquilo que hoje temos por garantido. Hoje chora se os que desapareceram em batalhas e que ainda hoje morrem e sofrem por valore e ideiais.

Mas para mim este dia levanta algumes questoes, pois ao celebrar se os herois isso levara a que mais herois se fassam nas guerras que ha pelo mundo, pois lembra se o sofrimento e as vitorias que essas guerras causaram, mas no entanto nunca se parece falar de como parar essas guerras que ceifam vidas de  todos os lados. Esta celebracao dos herois das guerras e um celebracao destes e por causa destes muitos outros herois e vitimas virao no futuro, so porque na familia de alguem um avo lutou na segunda grande guerra ou na guera do iraque outros lutarao nas guerras seguintes inspirados por essas licoes de coragem. 

E e este ciclo de heroismo e vitimismo que as mortes e as guerras vao se amontoando, e sera que alguma vez se celebrara o dia de um mundo sem guerra para que nao hajam mais vitimas? Claro que ha guerras nessecarias e vitais para o mundo, a segunda guerra e um exemplo disso, e sem duvida sao herois os que la morreram, mas sera que a guerra resolve tudo? que e uma nacao depois de uma guerra e aqueles que lutaram nelas? todos nao passam de ruinas e esconbros.

Nunca vi ninguem perguntar nestes eventos se as guerras sao mesmo nessecarias pois isso sem duvida causara dor aos herois que veem as suas lutas de outra perspectiva, mas sera que se pode resolver alguma coisa neste mundo sem nunca se usar a guerra como desculpa? sera que presisamos de mais herois e mais mortos, seremos mesmo humanos como julgamos ser? pois se formos talvez o caminho da guerra do conflito teria sido evitado, mas sera que alguem quer saber? algum governo ou exercito quer saber? Acho que nao..

Ao que parece todas as nasoes precisam dos seus sacrificios, das suas mortes e vitimas..so assim de pode elevar um povo a actos de coragem, mas a pergunta que tem que se fazer e tem de responder sem fugir de medo e, sera que vale mesmo a pena? e se vale quem beneficia mais com tanto sacrificio, e porque e como?

No comments: