Sunday, March 20, 2011

Entre Asiaticos


Grupo Budista (SGI.com)
Os terramoto/ tsunami foi algo que teve efeitos enormes na comunidade japonesa canadiana, chegando ate a fazerem se pedidos de ajuda a varios niveis da sociedade, para ajudar no que for possivel nesta tao catastrofica catrastofe, fora a retundancia. Foi sem duvida um evento que chouco o mundo devido a grandesa de tal acontecimento e me parece que todos devemos contribuir para ajudar no que possivel, mas e bom sempre tomar em atencao as possiveis fraudes, pois elas tambem as ha, mesmo aqui no Canada, que infelzimente devia ser julgadas por se aproveitarem para beneficio proprio deste triste acontecimento no Japao.


Equipa de Trabalho (Pastelaria- Capers.com)

Asiaticos, posso dizer que Vancouver e deivdo ao seu grande numero deles, no entanto, eles, alguns deles, sao algo fechados e chegam a viver anos, decadas, sem aprender ingles ou mesmo comunicar em ingles, soa a algo impossivel, mas e bem real. Mas sei que eu dizer que passo grande parte do meu tempo na companhia, nao so por escolha mas por obrigacao tambem, deve levar as sobrancelhas de alguns que me leeem e com toda a razao.


O facto de estar na companhia destes tem os seus motivos, um deles e de achar de grande interese a cultura e historia deste milenar continente, bem sei que pouco ou nada se falar da asia nas noticias so quando algo grandioso, por vezes bom outras mal, por esses lados, no entanto o valor e as licoes que este continente pode ensinar ao ocidente sao de grande valor.


Uma coisa por exemplo que aprendi e me apercebi em relacao aos Taiwaneses   http://eng.taiwan.net.tw/  por exemplo, visto muito vir desse pais e aperceber me que os nacionais deste pais, conhecendo eu 3 na pastelaria onde trabalho, e a grande etica e eficacia de trabalho, ai esta uma licao que em Portugal por exemplo podia ser de bom uso para a nossa falta de eficacia e produtivadade, mas nao so os taiwaneses mas os japonses http://www.newsonjapan.com/ tambem, e outro povo tao exigente e perfecionista que me muito admira.

Mas porque nao me envolver na comunidade portuguesa? pois estou entre 2 lados, o concervador e algo envelhecido e o lado mais novo, canadiano sofisticado e algo distante, eu sinto que nao tenho muito a dar ou a partilhar na comunidade portguesa, logo aproximo me do que mais me fascina, a comunidade asiatica.

Os asiaticos sem duvida tem muito a nos ensinar a nos ocidentais, e curiosamente temos muito mais em comum do a primeira vezs pensamos, da orientacao familiar, a valorizacao do passado ou tambem uma certa sntimentalidade, algo fechada, mas irei falar disso no futuro e nessa partilha que tenho diariamente com este grupo de gente tao rica culturamente e historicamente.

No comments: