Tuesday, March 01, 2011

Esperanca na Escuridao

A Historia e como se diz "escrita pelos ricos e pelos grandes homens" no entanto sao precisos milhoes de "pequenos" homens e mulheres para elevar e destruir um "grande", mas nao sao so os poderosos e famosos que tem historia para partilhar. Qual e a diferenca entre a historia de um pedinte, anterior artista e professor e um actor que ganha milhoes so por mostrar a cara na televisao ou revista? talvez a conta bancaria e a atencao social que dedicamos a estes does exemplos de individos na nossa sociedade.

Ha muitas historias e experiencias nas ruas das cidades do mundo, de Lisboa a Vancouver, dos pedintes que nos pedem trocos aos drogados que falam coisas incomprienciveis, estes tem historias de vida para contar, mas obviamente, ja todos sabemos isso, e sera que temos tempo para as ouvir? claro que nao. E e neste mundo super individualista, egocentrico e incencivel onde vivemos, o nosso querido mundo, os mais sofridos por vezes e aqui em Vancouver comecaram um progecto de fotografias para nos mostrar o mundo deles atravez do seu proprio olhar, sem nunca esconder as suas dores e alegrias.

O nome deste bastante interesante progecto, na minha opiniao, chama se Hope in Darkness (esperanca na escuridao) onde desde a varios anos, os mais marginalizados e mal tratados e ignorados da sociedade de Vancouver dao a cara e por vezes o coracao, e mostram as suas vidas http://www.hopeinshadows.com/ mas como tudo que doi e vivendo nos numa sociedade de prazer, egos e muita real fantasia feita real, muitos olham para o lado e esquecem...

Outro projecto e tambem a venda de uma revista e varias exposicoes sobre a esperiencia de ser marginalisado e ser pobre numa sociedade de afluencia, tenho que  confesar que ao ver as vidas destas pessoas e a suas historias, como olharam eles para nos?

Que pensaram de nos das nossas vidas? das nossas fantasias de riqueza e fama? da nossa arrogancia uns entre os outros? nos esquecemo nos deles, so lembrando em alturas como o Natal e Pascoa, em que a bondade parece entrar em moda cada ano, nao nos odiaram eles? acho e que e importante pensar nisso..


No comments: