Thursday, March 31, 2011

SHOGI

Se os jogos de taboleiros, como as dramas ou xadres, dizem algo de quem os criou e da historia que esteve por detras destes, e ha sempre muita historia por detras destes jogos, Shogi  http://www.shogi.net/rjhare/ e um muito popular jogo  japones, de taboleiro que tive a oportunidade de aprender recentemente atraves de um amigo japonses.

Este jogo para os que conhecen Xadrez tem muito em comum, mudando apenas algumas coisas, como que quando se come uma peca, pode se a usar contra o adversario, ou quando se entra em territorio inimigo as pecas ganham "poderes" e e engracado reparar o valor que se da ao territorio no jogo, pois neste jogo ao contrario do xadrez, so se avanca nunca podendo recuar, logo quando se avanca e vital saber o que e como se quer alcancar algum objectivo. Outra regra e que quando se poe a nova peca no taboleiro, ela pode ficar em qualquer lugar do taboleiro.

Shogi mostra o caracter japones no seu mais essencial, da sua direccao, racionallizacao, respeito pelo adversario, focus em cada mover das pecas este e um jogo que requer muita atencao e ajuda no racicionio logico ao mesmo nivel que xadrez, pena e que tao pouca a gente o conheca.

Shogi tem as suas origens em tempos imperiais do japao, como consequencia disso, nao ha rainhas no jogo so o rei, e varios soldados com varios escaloes, e um jogo masculino e bastante guerrreiro.


No comments: