Friday, March 25, 2011

Os Limites do Facebook

Todos sabemos o que sao as redes sociais, e todos as usamos, prova disto e este blog que por mais simples e que seja e por mais claros objectivos tenha, esta sempre limitado em relacao as pessoas que o podem encontrar e ler, razao para isso e a enorme oferta de blogs que o Blogger oferece, logo de certa forma, o mundo da net na sua vastidao e complexidade e mesmo superficialidade, um espaco frio e selvagem.

Mas que razoes terei eu para me queixar do soberano Facebook? tenho varias, porque a maior limitacao do facebook que deveria ser um espaco para espandir novas amisades e conhecimentos, e de facto bastante limitado, pois so se pode conhecer ou conectar quem se conhece pessoalmente, bem sei que isto e uma forma de proteccao contra possiveis ameacas em relacao a pessoas de menos confianca na sociedade, mas no entanto isto limita muito as amisades que se fazem.

Mas de certa forma percebe se essas mesmas limitacoes do facebook, se virmos e conhecer mos o caracter americano, canadiano incluido, percebemos que a abertura ao outro nao e das mais faceis e leva tempo ate se dar, logo ao levarmos a mesma perspectiva para uma rede social faz todo o sentido, este nao passa de um espelho de uma sociedade fechada nos seus grupos e culturas sem esquecer o extremo individualismo pertencentes a estes.

Se eu faco parte de uma rede social, claro que nao quero conhecer quem ja conheco nao e? enquanto para uns a seguranca do conheci conforta e da uma sencacao de relativa protecao, ha outos entre os quais me incluo que gosta de conhecer novas pessos de forma a expandir o meu conhecimento da experiencia humana e como ela enfrenta as mesmas questoes que eu, nesta estrada da vida, como resultado procurar novos amigos e totalmente logico e tem pouco de "perigoso".

Estando no Canada tive a oportunidade de fazer parte do facebook on revi amisades que ja nao falava a bastante tempo o que muito me alegrou, no entanto tentei fazer novas amisades com risco de nao ser aceite, e normal isto e todos os contactos, ha sempre a possiblidade de rejeicao, mas nada que se compare ao cinzento conforto do que ja se conhece.

Entao comecei a convidar pessoas que estavam fora do meu circulo de amigos e fiz lo com bastante frequencia nunca deixando de falar com as amisades do passado feitas em Portugal, mas depois de varios avisos nao me deixaram entrar no facebook porque estava a tentar fazer contactos com pessoas que nao conhecia mas que conheciam os meus amigos, e eu pergunto me, que tipo de rede social e esta? que me limita e nao me deixa expandir os meus amigos? sera que vivendo com medo um dos outros nos da mais seguranca? ou so tomando alguns riscos, se o sempre monotono sistema, deixar?

As redes sociais controlam e limitam a nossa liberdade e a forma como nos expremimos dentros desta, bem sei que muitos ha que se confortam e conformam com tal facto, se e assim que podemos nos fazer? podemos comecar por admitir que esta errado e e inaceitavel, e concordo totalmente que nos devamos proteger de pedofilos, crimonosos e outros desajustados sociais. No entanto nao e por causa do receio que temos, dos outros e por vezes de nos,  que somos todos julgados como se fossemos estes mesmos parsitas sociais, porque nao permitindo, no facebook, que nao fassamos amisades com que nao conhecemos, isto so mostra uma enorme desconfianca em relacao ao ser humano em geral!!

Porque so controlando as pessoas que conhecemos e temendo expandir esse conhecimento a outras, faz com que a mae de todas as redes sociais, o facebook, nos esteja a por em caixas, ou jaulas e nao nos deixe ir alem do que ja conhecemos, e visto desta forma, o facebook e um rede social gerida de forma muito concervadora com uma visao da sociadade na mesma linha idiologica que embora nos queiramos estar entre e com quem conhecemos, nos encorrala e nao nos deixa expandir com muita liberdade!!!

Sei que este artigo pode gerar discussao, mas e por isso que o escrevi, isto nao passa da minha perspectiva e experiencia sobre algo que acho injusto e que merece ser discutido e mudado, porque se vivermos na net com medo um dos outros, e melhor voltar a poerenta televisao. Sim ha perigos na net, nao os nego nem os ignoro, mas ate que ponto podem os nossos medos nos limitar e priobir de explorar e conhecer outros mundos e experiencias??? essa a questao que nao sei como resolver.


No comments: