Thursday, March 03, 2011

O ingles comeu o meu portugues.......

Vivendo eu no Canada vai ja para uns 8 anos, e falando uns 85% do tempo em ingles, esta ja se comeca a meter mais e mais no portugues e verdade seja dita, ha certas coisas que sao mais interesantes distas em ingles que portugues, mas tambem ha situacoes em que se o portugues entrase em cena, faria toda a diferenca, com a sua subtileza ou malabarismo tipico da lingua portuguesa.

Mas o portugues e o ingles sao em si linguas bem diferentes com caracteristicas bem diferentes, e elas tem personalidades bem destintas tambem, o ingles e mais directo, curto, frontal em que o minimo de palavras e a sua boa escolha podem fazer milagres na comunicacao, do outro lado temos o portugues, uma lingua mais "melosa" e dada mais as emocoes e menos a razao como o ingles exige, o portugues e fluiriado, cheio de metaforas e poesia e as ideias levam algum tempo a serem desenvolvidas e explicadas.

Mas ha algo que tenho que partilhar que muito me indigna e ofende em Portugual nos dias de hoje, pois parece que cada vez mais usa se o ingles no dia a dia, e eu pergunto me porque? portugueses em Portugal a falarem ingles entre eles? pode se dizer que o sinais dos tempos, bem se quizerem vir falar ingles para o  Canada a tempo inteiro e nao terem outra lingua com que se expressarem, serao todos bem vindos.

Falando desnessecariamente ingles em portugal entre portugueses e em si uma enorme idiotise, para nao lhe chamar estupidez, save deus o quando irritado eu fico quando ao falar portugues vejo a influencia que a lingua inglesa tem tido no meu ingles, e digo que isso nao me alegra nada, e no meu pais, prefere se o ingles a riqueza do portugues....simplesmente nao faz sentigo, se e se me estou a fazer entender claramente, asim espero.

Quando se perde ou desvaloriza uma lingua, neste caso o portugues em troca de outra mais IN como e o ingles para muita gente, o que segue depois e a cultura e a propria historia e isto nao e covnersa e Historia, tantas culturas destruidas que comeceram a perder se com a lingua. Alguns pensaram " nao sejas alarmista, esta tudo sobre control" e como se costuma dizer, a ver vamos pois a lingua portuguesa com a influencia do ingles, seja eu no meu dia a dia que a tento superar e falar bem o porugues, seja Portugal que adopta a lingua mais e mais...so o futuro dira que portugues se falara daqui a algum tempo.


Stay tooned!!

No comments: