Tuesday, July 01, 2008

Dia do CANADA

Hoje celebrase o dia do Canada, mas isso leva a pergunta, o que e o Canada? se respondermos que e uma pais onde neva muito que faz parte do G8 e em que o jogo favorito e o hockey, acho que nao estaremos a dar a resposta totalmente correcta. O Canada e um pais parerece me em busca de uma indentidade, pois hoje vivem ca todas as nacionalidades que imigraram ou se refugiaram aqui pelos mais diversos motivos.

O Canada e culturamente americano por influencia nem sempre positiva do vizinho do sul, no entanto nao se aceita ser comparado a este em aspectos como a defesa nacional ou a imagem que transmite para o estrangeiro. Depois ha as questoes dos Indios, ou primeiras nacoes como gostam que lhes chamem, ha alguns meses o primeiro ministro pediu desculpa pelos erros cometidos no passado em relacao as quase anulacao cultural das primeiras nacoes, no entanto isso nao esocnde o facto de uitos pobres dorgados e muitos problemas familiras em relacao a estes sejam resolvidos, o fantasma do passado ainda vive entre os indios....

E o que e ser canadiano? talvez seja ser aquilo que se e, com tudo que a nossa cultura do passado tem e tras e acetiar abertamente um estilo de vida e uma forma de estar que e tipicamente deste pais, aqui podemos ser quem somos enquanto na America temos ser ser americanos ou seja aceitar inquestionavelmente os valores americanos, mas nao aqui.
E nunca se pode esquecer os imigrantes que na sua diversidade cultural sempre moldaram este pais, no entanto e preciso resparar que nem todos os canadianos se sentem a vontade com eles, antes assim fosse, e e tambem preciso lambrar os varios tipos de imigrantes que vivem neste pais.
Ha os que mudam se para ca mas que continuam a viver nas suas comunidades, nao mudando nada...ou seja nao sairam do seu pais, cassos destes existem entre portugueses chinese e outras culturas, e ha tambem os outros que se dao totalmente a esta cultura dando so as vezes atencao ao passado e de onde vieram. E obviamente ha os que estao no meio deste 2 tipo de imigrantes, mas isso e um pouco dificil de achar.

No Canada ha o multi culturalismo nao o dito "melting pot" onde todos sao americanos e deixam de ser aquilo que sao e de onde vieram, no Canada sou e serei sempre portugues em bora nao saiba muito bem o que isso e, pois nao me vejo no estereiotipo deste e nem me conformo com o que vejo na forma de estar e ser portuguesa ou canadiana, eu sou eu, e tal e totalemente aceitavel aqui, isso talvez seja ser canadiano afinal de contas.

Hoje e o dia do Canada, e altura de celebrar aquilo que nao tem forma nem cor, que sao os valores e as ideias que definem este pais, porque talvez a nacionalidade comece no espirito em vez da mente, onde muitos gostam de a guardar .


Bom dia do Canada Mundo.

No comments: