Tuesday, July 01, 2008

Marcas do Capitalismo

Viver em Vancouver permite-me ver e conhecer o que o capitalismo e capas defazer quando ha trabalho e dinheiro. Isot ajuda tambem a ver os seus efeitos mais dramaticos e perturbadores, como o consumo de drogas no lado Este de Vancouver onde vivem os mais pobres e infelizes desta cidade.
Esta febre capitalista que vivemos hoje em dia foi me dada a ver atravez de varios chefes que tive, visto ser pasteleiro e esse ser uma area onde por nessecidade humana o dinheiro esta sempre a circular, permitiu me ver ate que ponto a ganancia se torna uma qualidade em vez de ser um defeito social.

A minha experiecia deu se numa pastelaria portuguesa onde o chefe embora soubese que na altura estudava pouco se importava pelo facto de estudar durante a semana e ir trabalahr desde as 4 da matina a fazer papo secos, trabalho este bastante duro...devido a este semanas houve que trabalhei 7 dias sem ter 1 de descanco. Mas era o esforco fisico do trabalho que mais me esgotava, mas isso nao importava o que importava era fazer papo secos e por consequecia dinheiro.

Depois de mudar de trabalho dei de caras com uma famosa companhia americana ca do Canada chamada Safeway, o que mais lhes interesava era que tivese uma grande producao por dia, sem para, mas nisto tudo algo estava muito mal, eu tinha comecado com 8 dolares, does dolares a menos do salario menos do salario minino canadiano, e havia a possiblidade de ganhar 12 depois de 500 horas, mas visto o meu horario ser muito irregular chagando a trabalhar 3 dias por semana, nao se quando chegaria la. E assim foi, por ver que me queriam por a produzir por uma miseria de dineheiro vi que nao era para mim. E o meis curioso disto tudo e que este Safeway tem um sindicado, pelo que sei os sindicados costumam proteger os interses dos trabalhadores, mas nao aqui pelo que vejo.

Depois desta experiencia e em que estou acutualmente, vim parar a uma pastelaria mais abertamente capistalista que conheco, dominada por uma chefe "rica" pela sua arrogancia, autoritarismo, incencibilidade pelos trablahadores e neurose pela limpesa. Nesta empresa todos vivem sobre a influencia deste ditador e caso fizermos algo errado estamos de certo prontos para ser humilhados por ela. Talvez isto explique o facto de muitas pessoas terem desistido deste trabalho, pelos menos desde os 3 meses que la estou umas 8 ou 9 pessoas, se nao maisja desistiram...ha sempre uma fluides de gente a sair, mas eles ate pagam bem.
Pagam 11 a 12 dolares, o que nao e mau, mas pode se ganhar sempre mais e hoteis e resteurantes.
Da minha "querida" chefe e lhe conhecida a frase "ocupa te e faz me dinheiro!" sendo esta dita em qualquer ocasiao em ue tal nao esta acontecer, aqui so uma coisa importa, producao, tudo o resto, como a sencibilidade dos empregados ou mesmo a idade, e irrelevante para a chefe.

Aqui conheci a face do real capitalismo em que so o lucro importa e tudo mais nao interesa, mas isto tem o efeito de fazer muitos desistirem, talvez por isso seja altura de dar uma boa dose de emocao humana a este tao feros e incencivel capistalismo ou isso sera a morte dele..

No comments: