Sunday, July 20, 2008

Graduacao Americana/ Candiana ou simples teatro humano...

Graduei rencentemente de um famoso colegio de Vancouver (VCC), que posso dizer da cemimoria??hummmm, que Palhacada a Americana, ou que "pain in the ass", deixem me explicar a razao de usar tal linguagem. A comecar pelo facto de tudo ser tao teatral e massificado, e tambem tao americano que faz com que nao haja uma gota de naturalidade em tudo isto que foi a minha graduacao.

Comecamos por vestir uma batina reutilizada ao longo de decadas por milhares de graduados, tipo a Harry Potter, que depois temos de devolver no fim de tudo. De seguida pomo-nos me linha nos respectivos grupos da mesma area e na hora certa vamos para uma sala onde os Ilumonados dao nos discursos cheios de pathos e orgulho... que fantochada, digo-vos.
Depois de ouvido o hino do Canada em recta seriedade, alguns deles discursam com palavras muitos inpiradoras e muito bem redigidos...mas tudo sao discrusos que aos graduados de anos atras ja ouviram, tudo so belas palavras, nada mais, sera que eles ja se esqueceram do dineheirAO que gstamos para pagar o curso? acho nao , e isto aqui e melhor nem ser lembrado, tudo aqui e para o futuro e para a nostalgia que guardaremos deste momento , logo o passado, maus professores, invetimento monetarios nao entram aqui...e pena.
Logo esse ausencia intencional do lado menos feliz do passado, faz desta nostalgia cheia de tanto orgulho, uma fantochada na sua mais primordial essencia, nao sera???
O que nos fazemos para termos orgulho e honra das nossas accoes, que nos damos ao trabalho de "esquecer" certas porcarias do passado, so para honrar a nostalgia de cerimonias deste tipo que ficam para a eternidade e que orgulham muitos que desconhecem esse mesmo passado...da que pensar.

Depois ao som de uma musica melosa vindo de um piano os nosso nomes sao chamados e os convidados, 2 por graduado, pois sala e pequena, batem palmas ou ate se comovem, mas nao me lembro de ter visto tal emotividade evento na cerimonia onde estive.

Depois de tudo feito, sai-se e depois vem as fotos com sorrisos lumisos, com os amigos ou memso familia, e de seguida vai se para os comes e bebes, onde so se come um reduzido numero de bolachase de bebida, um sumo de laranja com um sabor estranho, podendo nos falar com ex professores se tivermos algo de interese para lhes dizer ou nao.
E quem quizer pode tirar umas fotos com um fotografo profissional com uma canudo enorme numa pose "hiper teatral" pre preparada pelo dito fotografo, pode sempre fazelo ao preso de 50 dolares, que depois de recebida a prova das fotos sao realmante 90 e tal dolares por tudo, logo , tudo foi uma mentira, ou uma "palhacada".

Depois veio o bolo, quer dizer, ele ja la estava numa mesa, este, um bolo de fazer crescer agua na boca ao mais diabetico, cheio de cores efeitos pasteleiros, uma belesa!. Mas infelizmente nao podia ser comido, so visto e fotografado, que o foi ate a nausea so ou com graduados. O facto de nao podermos comer um delicioso bolo numa cerimonia dita tao importante, de forma espelha a teatralidade que tudo e, parece-me, porque se tudo e inesquecivel claro que tem de ficar para a memoria tambem o sabor do dito bolo...mas visto ja ser por si massificado e sem sabor, que saja tamvem o bolo, nao lhe parece??



E assim se faz graduacoes a Canadiana e pelos visto esta febre das graduacoes estao a chegar a Portugal, eu so sei que tal eventos a unica coisa que lhe faltou foi Alma e honestidade e foi por isso que disse ao iicio ter achado tudo- a comecar pelo batina tipo paraquedas, as poses dos profs nos discuros sem esquecer a tentativas destes nos discursos de nos tentar vender a magnificencia do colegio e da sua por vezes duvidosa qualidade- uma enorme palhacada tradicionalmente americana, seja esta do norte ou do sul.

1 comment:

Anonymous said...

Gostei desse seu post, achei engraçada a parte q vc fala da beca kkkk
Estilo Harry Potter kkk
Deu saudade sua e vim parar no seu blog...
Sucesso ai na sua profissao
BjOs
Francine