Sunday, July 06, 2008

Portugal.......sem futuro???

A anos atras perguntei a uma senhora conhecida na comunidade portuguesa pela sua simpatia, e tendo esta um pequeno programa de radio e visto eu ter experiencia radiofonica acho que o que sugeri tinha pernas para andar por longos anos.
O nome do meu espaco chamava -se "Portugal do Futuro" onde reflectiria e sugeria individualidades e eventos que na minha opiniao mostrassem ou indicassem um Portugal do futuro. Pois bem chegou o dia do programa e la gravei falando muito bem de quem foi, talvez tenha sido sobre o Pedro Abrunhosa, nao sei. Houve alguns problemas mas mas la se fez o espaco.

O certo e que foi a primeira e ultima vez que fiz o espaco em directo, porque?? nao fasso a minima ideia. Mas acho que isto tudo merece alguma refleccao. E preciso reparar que grande parte dos ouvintes sao gente com alguma ideia e que a imagem de Portugal depois de anos de imigracao nao tem la grande interese sobre o futuro de portugal, quer dizer, eles laabem o que s la passa, mas a vida deles e ca.

E claro nao se pode esquecer as "comadres" que gostam de mechericar que devem ter digo alguma coisa sobre o espaco que o fez terminar assim, e a juntar a isso, talvez tenha haver que a senhora que faz o programa tenha alguma agenda, sei la...isto tudo sao possibilidades.
Ou talvez nao tenham gostado do que disse, sei la. mas que pode ter esta gente contra o futuro de Portugal? que nao querem ouvir um jovem dizer o que acha sobre ele?

E isto leva me a comunidade Portuguesa de Vancouver que parece estar dividia em duas, com os jovens de 2 a 3 gerecao a fazerem actividades reflectindo a cultura portugesa em varios panoramas, do artistico e cultural sempre fazendo por conhecer mais e melhor a sua cultura, no entanto esta sofre de estar fechada em si.
Mas tambem disso sofre a omunidade mais velha, que se encontra fechada a outras formas de ser portugues, por exemplo gay e portugues nao lhes faz muito sentido, conhecendo eu um exemplo deste tipo. E fechados os portugueses continua portuugueses, com as suas atitudes, valores e preconceitos, mas por sorte, as qualidades portuguesas tambem nao se perdem.

E por isto tudo se perceba o desinterse em relacao ao meu espaco e a qualquer inovacao que se tente fazer...e simplesmente olhada com muitas incognitas.
Nada muda quando os portugueses saem para fora, para o bem e para o mal sao sempre iguais a si mesmos, e isso da que pensar...

No comments: