UM PORTUGUES EM VANCOUVER

Chamo me Tiago Ribeiro, e desde a 9 anos que imigrei para o Canada, mais precisamente, para uma das mais belas cidades do mundo de seu nome VANCOUVER.Aqui irei mostrar e reflectir, sobre esta bela cidade, Cultura e Culturas, a experiencia da imigracao, reflexoes pessoais e sobre Portugal e Canada, entre outros temas e questoes desta VIDA de Imigrante e do MUNDO que me rodeia.. ....VIVE SE ESCREVENDO E ESCREVE SE PARA VIVER...

Sunday, July 27, 2008

Nandos: fast food a americana

Ontem fui a um restaurante afamado por ser portugues, mas ja antes me tinham dito que ele poderia ser angolano ou mozambicano so vi a sua real naturesa quando la fui. Tendo como simbolo o galo de barcelos logo isso levou me a penesar que ira ser testemunha de um restaurante tipicamente portugues onde as mulheres falam pelos cutovelos e os homens depois de uns copos falam de tudo e nao dizem nada.


Como sabem o centro de gravidade dos restaurantes de fast food e a maquina registadora, onde todos vao para pedirem o que desejam, e foi com surpresa que vi que tinham mos de ir a dita maquina para pedir o que desejamos, eu e minha namorada. E de comida? frango frango e frango, e foi nisto que vi o que tao pouco portugues isto afinal tinha e tem.

Este restaurante chama se Nando's mas quem quizer vir aqui a vacouver e comer portuges aconcehlo-vos o PSOV que embora tenha uma freguesia duvidosa e bem portugues. O que e preciso lembrar e nunca esquecer e que devido a forma de estar dos portugeses e devido ao ambiente tao portugues costuma atrair certo tipo de gente que embora seja simpes e pouco sufisticado, faz os ditos lugares parecer mais uma tasca da esquina.
ate breve

Tuesday, July 22, 2008

Vancouver Animal

Ha algo de fascinate que me espanta sempre, por mais consciente que tenha deste facto, o de reconhecer o Amor que este povo tem pelos animais, sejam eles caes, gatos ratos, belugas ou um animal tao grande como os ursos. Mas a surpresa comeca se nos lembrarmos que em toda a cidade de Vancouver nunca vi nos 4 anos que ca estou de ver um cao ou um gato selvagem perdido nas suas, jamais tal cena se deu a minha frente.

No entanto, ha fartura de vida selvagem dentro da propria cidade, tirando os caes que pertencem a privados, por exemplo, pode se ver esquilos, doninhas- sem esquecer a quantidade incontavel de corvos- e outros roedores que aproveitam a noite ou uma area pouco movimentada para se mostrar e mudar de localizacao.

E tambem importante lembrar, que eixstem muitas zonas verdes dentro da cidade onde os caes levam os seus caninos para entre os da sua especie e e ai que vemos o amor que esta gente tem por estes, sem esquecer beijos e abracos de tudo estes recebem, ha pobres nesta cidade com menos "sorte" que muitos caes nesta.

Uma forma de vero amor pelos animais pode ser visto de muitas formas, basta abirmos os jornais ha na cidade onde sao nos apresentadas noticias com carga tao dramatica e tragica de fazer-nos esquecer que estamos de facto a ler sobre um cao ou uma beluga.

Recentemente uma foca faleceu no aquario de vancouver, tal drama parece ter tido tao importancia do dia seguinte a morte desta uma imagem dos que contactavam com ela apareceu na capa de 2 jornais gratis da cidade, mas ha milhares de outros exemplos, o mais recente que vi foi a de uma jovem que condenou o facto de 3 policias terem matado o seu cao, e isto capa de um famoso jornal de ca (The Province) so ve provar o extremo amor que esta gente tem por os animais.

Este afecto pode tambem ser visto numa conhecida feira que se realiza ca em Vancouver num parque de nome PNE, e uma das atracoes deste e a exposicao de varios tipos de animais entre eles burros e lamas, o certo e que isto atrea muitisisma gente, na maioria criancas, que no seu desconhecimento deste tipo de animais toca mexe para ver realmente como estes animais sao.


Quem vier a Vancouver ou Canada podera ver pessoalmente a grande devocao que ha entre humans e animais, este pode ate chocar, mas nao deixa ser interesante como uma sociedade tao desenvolvida pode ter como obseccao o mundo animal em todas as suas formas.


ate breve

Monday, July 21, 2008

Mensagem para a Torre de Marfim (politcos de Portugal)

Recentemente li que uma forma de mudar o que desejamos que seja mudado pode ser feito de forma indirecta escrevendo a quem nos pode responder e e capas de responder devido ao cargo ocupado. Portugal hoje em dia e um pais em crise basta ler o artigo anterior, por exemplo podem se ler as noticias (http://www.dn.pt/) para tal facto nos gritar a cada artigo, no entanto por vezes esquecemo-nos que as perguntas do Porque de as coisas estarem como estao podem ser fetias por nos DIRECTAMENTE por e-mail, e verdade, podem sim.

Os portugueses fazem muito bem em manifestar se, e em fazerem greves, embora nao seja tao feroses como os franceses e espanhoes, la as fazem..embora um pouco mais de garra e conviccao desse mais frutos, parece-me.Acho se temos alguma coisa a perguntar com o nosso "querido" governo ou ao presidente da republica todos, cada um de nos deivia partilhar, perguntar, questionar por e-mail com quem mais pode para nos responder as questoes que todos nos temos sobre o estado do Estado.

Alem de fazermos disso tao normal como escrever a um amigo isso faria com que os poderosos se apercebecem do Nossso Poder e Interesse em Mudar o Pais que tempos.
Eu ja o fiz, e nao espero por respostas, so gostava de perguntar aqujilo que muitos desejavam perguntar sem cair na ofenca ou no desrepeito. E preciso comecar a fazer perguntas aos que vivem no topo do cidadao comum para os fazer descer ao nivel em que todos nos vivemos no Mundo Real e nao a fantochada politica que todos conhecemos.
Seria interesante se comecace-mos a fazer do contacto por e-mail com os politicos algo vulgar como fazemos dos nosso problemas com a nossa canalicao quando temos problemas, quando isso aocntece telefonamos ao canalisador e ele resolve o problema, neste caso nada como mandar um e-mail.

Isto pode suar a piada, mas esta longe de tal, por e com horror e mal estar que oico as noticias e vejo a dor, miseria que existen o meu pais e o que os que deviam cuidar dela lhe fizeram e fazem sempre, temos de ser criativos e frontais se queremos mudancas, logo nada como usar o telefone ou e-mail para contactar quem por o nosso voto, ou nao, chegou ao poder e estragou, ou piorou mais ainda, tudo depois de la chegar

Presidente da Republica (http://www.presidencia.pt/?action=3)

"O Orgulho de ser um palhaço Português ""

(o texto que se segue foi me enviado por uma amiga que vive actualmente em Portugal)

ANEDOTA em que se transformou o nosso País:

-Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr um piercing.

- Um jovem de 18 anos recebe 200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236 depois de toda uma vida do trabalho.

-Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.

-O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.

-Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2 000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.

-Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais.

- O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados. No Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts e não tem local para lavar mãos.

- O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).

- Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas é proibido consumir droga nas prisões!

- No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por faxe e é engenheiro.

- Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga, é violência doméstica!

- Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem. 6 presos que mataram e violaram idosos vivem numa sela de 4 e sem wc privado, não estão a viver condignamente e associação de direitos humanos faz queixa ao tribunal europeu.

- Militares que combateram em África a mando do governo da época na defesa de território nacional não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.

- Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já estas a pagar juros.

- Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal, constrói-se um bairro de lata e ninguém vê.

- Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho infantil, se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas 8 horas por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe!

-Numa farmacia pagas 0.50€ por uma seringa que se usa para dar um medicamento a uma criança. Se fosse drogado, não pagava nada!


Obrigada Portugal. Estamos orgulhosos.

Sunday, July 20, 2008

Graduacao Americana/ Candiana ou simples teatro humano...

Graduei rencentemente de um famoso colegio de Vancouver (VCC), que posso dizer da cemimoria??hummmm, que Palhacada a Americana, ou que "pain in the ass", deixem me explicar a razao de usar tal linguagem. A comecar pelo facto de tudo ser tao teatral e massificado, e tambem tao americano que faz com que nao haja uma gota de naturalidade em tudo isto que foi a minha graduacao.

Comecamos por vestir uma batina reutilizada ao longo de decadas por milhares de graduados, tipo a Harry Potter, que depois temos de devolver no fim de tudo. De seguida pomo-nos me linha nos respectivos grupos da mesma area e na hora certa vamos para uma sala onde os Ilumonados dao nos discursos cheios de pathos e orgulho... que fantochada, digo-vos.
Depois de ouvido o hino do Canada em recta seriedade, alguns deles discursam com palavras muitos inpiradoras e muito bem redigidos...mas tudo sao discrusos que aos graduados de anos atras ja ouviram, tudo so belas palavras, nada mais, sera que eles ja se esqueceram do dineheirAO que gstamos para pagar o curso? acho nao , e isto aqui e melhor nem ser lembrado, tudo aqui e para o futuro e para a nostalgia que guardaremos deste momento , logo o passado, maus professores, invetimento monetarios nao entram aqui...e pena.
Logo esse ausencia intencional do lado menos feliz do passado, faz desta nostalgia cheia de tanto orgulho, uma fantochada na sua mais primordial essencia, nao sera???
O que nos fazemos para termos orgulho e honra das nossas accoes, que nos damos ao trabalho de "esquecer" certas porcarias do passado, so para honrar a nostalgia de cerimonias deste tipo que ficam para a eternidade e que orgulham muitos que desconhecem esse mesmo passado...da que pensar.

Depois ao som de uma musica melosa vindo de um piano os nosso nomes sao chamados e os convidados, 2 por graduado, pois sala e pequena, batem palmas ou ate se comovem, mas nao me lembro de ter visto tal emotividade evento na cerimonia onde estive.

Depois de tudo feito, sai-se e depois vem as fotos com sorrisos lumisos, com os amigos ou memso familia, e de seguida vai se para os comes e bebes, onde so se come um reduzido numero de bolachase de bebida, um sumo de laranja com um sabor estranho, podendo nos falar com ex professores se tivermos algo de interese para lhes dizer ou nao.
E quem quizer pode tirar umas fotos com um fotografo profissional com uma canudo enorme numa pose "hiper teatral" pre preparada pelo dito fotografo, pode sempre fazelo ao preso de 50 dolares, que depois de recebida a prova das fotos sao realmante 90 e tal dolares por tudo, logo , tudo foi uma mentira, ou uma "palhacada".

Depois veio o bolo, quer dizer, ele ja la estava numa mesa, este, um bolo de fazer crescer agua na boca ao mais diabetico, cheio de cores efeitos pasteleiros, uma belesa!. Mas infelizmente nao podia ser comido, so visto e fotografado, que o foi ate a nausea so ou com graduados. O facto de nao podermos comer um delicioso bolo numa cerimonia dita tao importante, de forma espelha a teatralidade que tudo e, parece-me, porque se tudo e inesquecivel claro que tem de ficar para a memoria tambem o sabor do dito bolo...mas visto ja ser por si massificado e sem sabor, que saja tamvem o bolo, nao lhe parece??



E assim se faz graduacoes a Canadiana e pelos visto esta febre das graduacoes estao a chegar a Portugal, eu so sei que tal eventos a unica coisa que lhe faltou foi Alma e honestidade e foi por isso que disse ao iicio ter achado tudo- a comecar pelo batina tipo paraquedas, as poses dos profs nos discuros sem esquecer a tentativas destes nos discursos de nos tentar vender a magnificencia do colegio e da sua por vezes duvidosa qualidade- uma enorme palhacada tradicionalmente americana, seja esta do norte ou do sul.

Saturday, July 19, 2008

Eternidade...

Recentemente tem me vindo a mente um ja velho pensamento, sobre a Eternidade. Todos nos a procuramos de uma forma ou de outra, conscientemente ou nao. Mas sempre a buscamos, parece me que uma feca dessa busca e a busca de fama que muitos tem ou a simples vontade de ser conhecido e reconhecido ou ate mesmo avontade das mulheres de darem o seu melhor a liver laboral ou estectico.
Em tudo que fazemos parece me existir a busca da eternidade, das mais pequnas coisas as mais grandiosas ha sempre essa vontade. Ate mesmo um bereucrata escondido num escritorio escuro deseja isso, e muitos o fazem por longas horas de dedicacao. Uns ja estao marcados para a eternidade, dos artistas aos lideres, aos cientistas seja dentro o fora dos circulos a que pertencem, a eternidade de certa forma ja lhes pertence.

Outros ha que acho nao tem possibilidade de pensar em tal, pois tem que lutar para subreviver, mas memso assim parece me existir essa busca.
Mas porque me preocupar em ser lembrado no futuro?? muitos perguntarao..parece me que a resposta talvez seja, porque toda, ou alguma, a gente quer que a sua vida tenha alguma utilidade para os que os rodeam.
Claro que nem todos se apercebem da pequenes e fragilidade da vida que pode terminar a qualquer momento por mais forte que o individou seja, e depois de uma refleccao, de que valeu essa vida para si e para os outros??pode o leitor pensar, que valor tem a minha vida aqui e agora?? ou, que fiz no passado que tenha tido um impacto positivo no outros?

Num mundo em que o que vem aseguir mais importante do que o presente, e impossivel a eternidade ter algum valor, pois vive se na constante nessecidade do que ainda temos de ter e fazer. Por exemplo, o filme que vem aseguir e mais importante do que este, a roupa que queremos ter so nos excita se comporamos algo novo.
E assim num mundo de presente tao fugidiu nada vale pelo que e agora..Acho que tudo que fazemos tem de ter Valor e importancia para os outros, tem que tocar e envolver e ficar marcado na memoria entrando antes demais no coracao, mas esses momentos so acontecem numa vida em poucas ocasioes, bem o sei...falta nos Alma, nas sociedades do Mundo, estamos engasgados de muita Razao para que o coracoa possa ser tocado para a Eternidade constantemente!!acho.

Mas tambem sei que lutar por um mundo ou sociedades em que tudo que fazemos tem valor e importancia talvez seja algo porque valha apena lutar, pois o superficialismo e matrialismo da sociedade esta nos a impedir de ver que depis de tudo consumido e de muito dinheiro gasto em inutilidades do momento, so ficara o esquecimento. E preciso criar um mundo mais humano, com mais coracao e alma e esse mundo pode comecar pela momoria, pela nessecidade de fazer de todas as nossas accoes accoes para a Eternidade, accoes para o que nos nao conheceremos, accoes para o que ainda esta para vir, antes, accoes para o Futuro.

Thursday, July 17, 2008

A Cidade do Mundo

Vancouver uma cidade do Mundo e que reflecte a diversidade desse mesmo mundo nos seus varias e complexas facetas, do gastronomico ao artistico, e a tudo de caracter Cultural a nivel mundial pode ser achado em algum canto de Vancouver.


Num dia pode se ouvir muitissimas linguas, do chines ao sueco, comer comida de partes do mundo tao distante como a Italia, Grecia e Malasia. Pode se ter como colegas de trabalho gente do medio oriente e ouvir filipinos a falar em tagalog, e possivel tambem ter como condutor de autocarro Sihks a mulheres, muitas delas brancas.



E anualmente e possivel ir a festivais culturais dos mais variados tipos, da noite das lanternas, talvez de caracter japones, no verao ao festival grego na primavera.



Quanto a musica, ha tambem para todos os gostos, na Commertial drive, avenida famosa de Vancouver, pode se ouvir reggea numa longa e blogos mais a frente um restaurante com musica italiana ou etiopia. Pode se tambem ver casais inter raciais com as mais criativas conbinacoes, chinesas e brancos, indianos e africanas..ha para todos os gostos.



E festivais de cinema, temos o dos Judeus aos decomentarios dos direitos humanos, conhecidos como Doxa films. Vancouver e uma cidade culturalmente rica que chega a ofuscar quem nao esta habituado a tal variedade, mas depois de algum tempo e possivel assimilar a pouco e pouco o que ela nos da, mas o encanto e poder sobre um individou nunca de perde, apenas se reforca com o passar do tempo. E uma cidade em que dos mais concervadores aos mais progressitas podem achar o seu recanto e encanto.



ate breve


Monday, July 07, 2008

O meu compadre/Amigo Tiago

Se ha alguem de que tenho saudades em Portugal e de um grande amigo de juventude, claro que tambem tenho saudade de outros amigos, mas e com este que passei grande parte do meu tempo em Portugal, na cidade/aldeia Santiago do Cacem.


O seu nome e facil de decorar, e igual ao meu. Quando cheguei a Portugal vindo de Mozambique ele foi uma das primeiras amisades e ao longo do tempo desenvolvi uma am,isade com ele perto do irmao, quase. Da primaria fomos para o ciclo mas foi quando veio o tempo de universidade que deixei de o ver ate um dia o encontrar na biblioteca, desde entao voltamos a reforcar o que o tempo nao fez perder.



Mas o que faz o Tiago o grande amigo que e? talvez pelo facto de termos tanto em comum e o que nos torna tao proximos, devido a isso temos a nossa propria maneira de estar um com o outro com brincaderias e atitudes que so nos percebemos. Nos falamos de tudo e e isso que faz com que nao tenhamosp roblemas em revelar ate aquilo que mais custa.



Visto que em Santiago do Cacem nao e la uma grande metropole, iamos sempre para Sines nos fim de semanas, para ir beber uns copos ou para mudar de ares e as vezes la faziamos umas brincadeiras como aquela onde ele parou o carro dele, durante a noite numa estrada escura como breu, e quando passava um carro eu com a minha camera tirava uma foto com um flash..ate chegou a acontecer que um carro ate parou, mas nao aconteceu nada.




Como podem ver eu ele somos e sempre fomos uns solitarios que nao pertencem a grupo nenhum, nem dos meninos ricos e arrogantes nem aos meninos "pobres" e superficiais. Ele e sem duvida um grande amigo que mesmo longe nao esqueco e e sem duvida uma das boas memorias que guardo do meu pais porque nesta amisade de certa forma permitiu me esquecer muitas das frustracoes de viver em Portugal e atraves dela consegui ver mais honestidade do que em muitas outras amisades que penser ter criado. para mim amisade tem de ser honesta ou nao passade uma palhacada e eu conheci varios palhacos em Santiago..



A verdadeira Amisade, a honesta partilha..



Ate breve

Sunday, July 06, 2008

Blog 3 anos depois...

Tres anos passaram desde que criei este blog, no entao este nao e o fim dele, ao longo desse tempo algumas pessoas tem passado por aqui, uns a criticarem o meu anti concervadorismo com as desculpas de escrever mal..se tal pessoa vivese no estrangeiro gostaria de ver como escreveria.
Mas tambem houve e-mails positivos onde me pediram ajuda, por exemplo para um grupo de danca portugues vir ca a Vancouver a uma competicao mundial, depois houve quem me pedice ajuda para como poder imigrar, em resumo este blog tem tido de facto alguma utilidade para quem navega na net, fora alguns concervadores "fala barato".

Parece me importante que quem escreva os blogs se expanda alem das palavras que escreve e ajude ou aconcelhe quem precisar. Claro que ha sempre quem se queixe e nao goste disto ou daquilo, nesses casos nada melhor do que dialogar sobre os "porques" e os "como" disso.
Eu sempre fasso que atraves deste blog quem le saiba mais sobre como e viver neste pais tambem e que tambem este ajude a desmistificar muitos mitos sobre a vida de imigrante, por exemplo, o de nao sermos ricos so por vivermos fora ou que aprender uma segunda lingua e faze-lo fluentemente, nao se aprende numa semana.

Ha centenas de mitos e ideias fetias sobre a imigracao ou ate mesmo Vancouver, mas eu sugiro que se leia para que se conheca melhor seja o que for.
Ha tanto para se saber e conhecer, nao so os livros que o fazem, mas tambem as pessoas, todas as pessoas tem historias com valor e esta cidade, todas as cidades, estao cheias de pessoas com muito para contar...por isso nada melhor do que tentar sempre fazer ligacoes com os outros, porque um mundo onde as pessoas nao querem saber uma das outras e um mundo muito triste.

ate breve

Portugal.......sem futuro???

A anos atras perguntei a uma senhora conhecida na comunidade portuguesa pela sua simpatia, e tendo esta um pequeno programa de radio e visto eu ter experiencia radiofonica acho que o que sugeri tinha pernas para andar por longos anos.
O nome do meu espaco chamava -se "Portugal do Futuro" onde reflectiria e sugeria individualidades e eventos que na minha opiniao mostrassem ou indicassem um Portugal do futuro. Pois bem chegou o dia do programa e la gravei falando muito bem de quem foi, talvez tenha sido sobre o Pedro Abrunhosa, nao sei. Houve alguns problemas mas mas la se fez o espaco.

O certo e que foi a primeira e ultima vez que fiz o espaco em directo, porque?? nao fasso a minima ideia. Mas acho que isto tudo merece alguma refleccao. E preciso reparar que grande parte dos ouvintes sao gente com alguma ideia e que a imagem de Portugal depois de anos de imigracao nao tem la grande interese sobre o futuro de portugal, quer dizer, eles laabem o que s la passa, mas a vida deles e ca.

E claro nao se pode esquecer as "comadres" que gostam de mechericar que devem ter digo alguma coisa sobre o espaco que o fez terminar assim, e a juntar a isso, talvez tenha haver que a senhora que faz o programa tenha alguma agenda, sei la...isto tudo sao possibilidades.
Ou talvez nao tenham gostado do que disse, sei la. mas que pode ter esta gente contra o futuro de Portugal? que nao querem ouvir um jovem dizer o que acha sobre ele?

E isto leva me a comunidade Portuguesa de Vancouver que parece estar dividia em duas, com os jovens de 2 a 3 gerecao a fazerem actividades reflectindo a cultura portugesa em varios panoramas, do artistico e cultural sempre fazendo por conhecer mais e melhor a sua cultura, no entanto esta sofre de estar fechada em si.
Mas tambem disso sofre a omunidade mais velha, que se encontra fechada a outras formas de ser portugues, por exemplo gay e portugues nao lhes faz muito sentido, conhecendo eu um exemplo deste tipo. E fechados os portugueses continua portuugueses, com as suas atitudes, valores e preconceitos, mas por sorte, as qualidades portuguesas tambem nao se perdem.

E por isto tudo se perceba o desinterse em relacao ao meu espaco e a qualquer inovacao que se tente fazer...e simplesmente olhada com muitas incognitas.
Nada muda quando os portugueses saem para fora, para o bem e para o mal sao sempre iguais a si mesmos, e isso da que pensar...

Thursday, July 03, 2008

Ron James: o pequeno grande Genio do Humor

O Canada e conhecido pelos seus varios comicos, mas muitos deles so alcancam a fama depois de cruzarem a fronteira, entre eles estao Mike Myers e Jim Carrie, mas ainca ca temos uma perola do Humor, de seu nome Ron James.
Ron James e natural de Halifax, de uma cidade mineira, em crianca adorava o circo, tendo mais tarde tirando um curso de artes mas foi na comedia que ele se tornou o grande humorista que e hoje.

Ron James fez comedia televisiva, tendo ganho varios premios mas foi numa serei de stand up comedy que fez sobre o que e ser canadiano, pensar canadiano, "estar" canadiano que me parece que este grande genio brihou mais.

Infelizmente nao existe no nosso panorama humoristico portugues ninguem que se compare a Ron James, pois e caracteristico deste fazer monologos em que nao a frase que nao termine com algo de fazer rir as lagrimas e ha quem muito chore com ele, pois a cada vez que ele vai fazer um exectaculo os bilhetes desaparecem a velocidade da luz e a sala esta sempre cheia.

A razao porque acho Ron James genial vem do facto que de tudo faz humor, sem nunca ser mal criado ou ofencivo. O humor deste caracterisa se pelo facto de retratar os factos quotidianos mas e na forma como nos e dado a ver a realidade onde esta o humor.


Ron James usa tudo para nos mostrar o que nos esta a contrar, sendo as suas explicaccoes extremamamente detalhadas e abrudamente e por vezes surrealistas ao maximo, usando este tanto o humor corporal mas assima de tudo este usa sublimamente a palavra com que brilha e enfeita como melhor lhe convem.



E de admirar a grande capacidade humorista de Ron James pois nao ha ninguem que o imite e talvez haja uma razao para isso, pois num tempo em que a lingua e usada sem grande pensar ou atencao Ron James que o acto humoristico tem muito de atencao ao mundo e as suas estranhesas.

Quem quizer ver este genio em accao sugiro uma ida ao You Tube ou ao seu site http://www.ronjames.ca/. Espero que esta pequena sugestao sirva de alguma coisa a quem me ler, se nao perdao pelo tempo perdido, so espero que os proximos minutos sejam passados a rir, se possivel.


ate breve


Tiago R

Tuesday, July 01, 2008

Dia do CANADA

Hoje celebrase o dia do Canada, mas isso leva a pergunta, o que e o Canada? se respondermos que e uma pais onde neva muito que faz parte do G8 e em que o jogo favorito e o hockey, acho que nao estaremos a dar a resposta totalmente correcta. O Canada e um pais parerece me em busca de uma indentidade, pois hoje vivem ca todas as nacionalidades que imigraram ou se refugiaram aqui pelos mais diversos motivos.

O Canada e culturamente americano por influencia nem sempre positiva do vizinho do sul, no entanto nao se aceita ser comparado a este em aspectos como a defesa nacional ou a imagem que transmite para o estrangeiro. Depois ha as questoes dos Indios, ou primeiras nacoes como gostam que lhes chamem, ha alguns meses o primeiro ministro pediu desculpa pelos erros cometidos no passado em relacao as quase anulacao cultural das primeiras nacoes, no entanto isso nao esocnde o facto de uitos pobres dorgados e muitos problemas familiras em relacao a estes sejam resolvidos, o fantasma do passado ainda vive entre os indios....

E o que e ser canadiano? talvez seja ser aquilo que se e, com tudo que a nossa cultura do passado tem e tras e acetiar abertamente um estilo de vida e uma forma de estar que e tipicamente deste pais, aqui podemos ser quem somos enquanto na America temos ser ser americanos ou seja aceitar inquestionavelmente os valores americanos, mas nao aqui.
E nunca se pode esquecer os imigrantes que na sua diversidade cultural sempre moldaram este pais, no entanto e preciso resparar que nem todos os canadianos se sentem a vontade com eles, antes assim fosse, e e tambem preciso lambrar os varios tipos de imigrantes que vivem neste pais.
Ha os que mudam se para ca mas que continuam a viver nas suas comunidades, nao mudando nada...ou seja nao sairam do seu pais, cassos destes existem entre portugueses chinese e outras culturas, e ha tambem os outros que se dao totalmente a esta cultura dando so as vezes atencao ao passado e de onde vieram. E obviamente ha os que estao no meio deste 2 tipo de imigrantes, mas isso e um pouco dificil de achar.

No Canada ha o multi culturalismo nao o dito "melting pot" onde todos sao americanos e deixam de ser aquilo que sao e de onde vieram, no Canada sou e serei sempre portugues em bora nao saiba muito bem o que isso e, pois nao me vejo no estereiotipo deste e nem me conformo com o que vejo na forma de estar e ser portuguesa ou canadiana, eu sou eu, e tal e totalemente aceitavel aqui, isso talvez seja ser canadiano afinal de contas.

Hoje e o dia do Canada, e altura de celebrar aquilo que nao tem forma nem cor, que sao os valores e as ideias que definem este pais, porque talvez a nacionalidade comece no espirito em vez da mente, onde muitos gostam de a guardar .


Bom dia do Canada Mundo.

Marcas do Capitalismo

Viver em Vancouver permite-me ver e conhecer o que o capitalismo e capas defazer quando ha trabalho e dinheiro. Isot ajuda tambem a ver os seus efeitos mais dramaticos e perturbadores, como o consumo de drogas no lado Este de Vancouver onde vivem os mais pobres e infelizes desta cidade.
Esta febre capitalista que vivemos hoje em dia foi me dada a ver atravez de varios chefes que tive, visto ser pasteleiro e esse ser uma area onde por nessecidade humana o dinheiro esta sempre a circular, permitiu me ver ate que ponto a ganancia se torna uma qualidade em vez de ser um defeito social.

A minha experiecia deu se numa pastelaria portuguesa onde o chefe embora soubese que na altura estudava pouco se importava pelo facto de estudar durante a semana e ir trabalahr desde as 4 da matina a fazer papo secos, trabalho este bastante duro...devido a este semanas houve que trabalhei 7 dias sem ter 1 de descanco. Mas era o esforco fisico do trabalho que mais me esgotava, mas isso nao importava o que importava era fazer papo secos e por consequecia dinheiro.

Depois de mudar de trabalho dei de caras com uma famosa companhia americana ca do Canada chamada Safeway, o que mais lhes interesava era que tivese uma grande producao por dia, sem para, mas nisto tudo algo estava muito mal, eu tinha comecado com 8 dolares, does dolares a menos do salario menos do salario minino canadiano, e havia a possiblidade de ganhar 12 depois de 500 horas, mas visto o meu horario ser muito irregular chagando a trabalhar 3 dias por semana, nao se quando chegaria la. E assim foi, por ver que me queriam por a produzir por uma miseria de dineheiro vi que nao era para mim. E o meis curioso disto tudo e que este Safeway tem um sindicado, pelo que sei os sindicados costumam proteger os interses dos trabalhadores, mas nao aqui pelo que vejo.

Depois desta experiencia e em que estou acutualmente, vim parar a uma pastelaria mais abertamente capistalista que conheco, dominada por uma chefe "rica" pela sua arrogancia, autoritarismo, incencibilidade pelos trablahadores e neurose pela limpesa. Nesta empresa todos vivem sobre a influencia deste ditador e caso fizermos algo errado estamos de certo prontos para ser humilhados por ela. Talvez isto explique o facto de muitas pessoas terem desistido deste trabalho, pelos menos desde os 3 meses que la estou umas 8 ou 9 pessoas, se nao maisja desistiram...ha sempre uma fluides de gente a sair, mas eles ate pagam bem.
Pagam 11 a 12 dolares, o que nao e mau, mas pode se ganhar sempre mais e hoteis e resteurantes.
Da minha "querida" chefe e lhe conhecida a frase "ocupa te e faz me dinheiro!" sendo esta dita em qualquer ocasiao em ue tal nao esta acontecer, aqui so uma coisa importa, producao, tudo o resto, como a sencibilidade dos empregados ou mesmo a idade, e irrelevante para a chefe.

Aqui conheci a face do real capitalismo em que so o lucro importa e tudo mais nao interesa, mas isto tem o efeito de fazer muitos desistirem, talvez por isso seja altura de dar uma boa dose de emocao humana a este tao feros e incencivel capistalismo ou isso sera a morte dele..